Entrevista: Maria Ely quer transparência na administração

A hoteleira Maria Ely Bueno é pré-candidata à prefeitura de Águas de São Pedro – Foto: Daniella Oliveira

Daniella Oliveira

A hoteleira Maria Ely de Lima Bueno (DEM) se declara pré-candidata a prefeita de Águas de São Pedro. Com número de votos expressivo nas últimas eleições municipais, a mãe dedicada das jovens Mayara, Maria Eduarda e Maria Clara, também conta com o apoio do marido, ex-prefeito e atualmente vereador da estância, Marcelo Bueno. Além da busca por mais transparência na administração, ela quer fortalecer a representatividade da mulher no cenário político.

Em 2016, na primeira disputa pela vaga de chefe do Poder Executivo, os 1.099 votos recebidos (6,59% a menos que o prefeito eleito), aumentou o otimismo para essa vez. “Desde criança a política sempre esteve presente em minha vida. Tinha costume de debater ideias e expor minha opinião com meu pai, que apreciava a boa política. Pude colocar essa experiência em prática quando assumi a Secretaria de Promoção Social e Termal nos anos de 2004 a 2008, onde tive a oportunidade à frente do Fundo Social de realizar ações importantes para o município e também de dar um atendimento digno e humanizado a todos que procuravam pela secretaria”.

Sobre o atual cenário político da estância, há necessidade de importantes mudanças. “Para que possamos ter uma gestão onde os recursos públicos sejam aplicados com transparência, racionalidade e eficácia. Com coragem e determinação quero ser uma opção para a população de Águas de São Pedro e também contribuir para que haja o aumento da representatividade da mulher na política, pois ao longo da história da humanidade a mulher vem lutando por igualdade de direitos, por isso, vou lutar pelo fortalecimento da mulher na vida pública”.

Com apoio de várias lideranças políticas e candidatos a vereadores que também querem mudança na política da cidade, Maria Ely espera montar um time comprometido a desenvolver um trabalho ético com políticas públicas eficientes voltadas para coletividade. “Só assim poderemos resgatar a boa política, pois terei uma equipe de pessoas técnicas e coesas. Vou priorizar os anseios dos cidadãos, que são os usuários dos serviços públicos essenciais. Meu foco será sempre no contribuinte para que tenhamos o uso parcimonioso do dinheiro público”, declarou, ao ressaltar o contato direto com a população. “Ouvindo-os e realizando audiências públicas para juntos discutirmos e solucionarmos os problemas existentes em nossa cidade, para melhoria da qualidade de vida de nossos moradores”.

TURISMO – Sobre os desafios e expectativas nesse período de pandemia no novo coronavírus, a pré-candidata, que trabalhar no ramo hoteleiro, sente na pele os impactos. “Estamos diante da maior crise sanitária, social e econômica do mundo, vivendo a escassez de empregos, de comida e tudo isso somado ao risco de morte e o colapso da saúde pública. O maior impacto está no setor de turismo que é a fonte econômica de nossa cidade, e como hoteleira sinto na pele este efeito e sei o quanto os comerciantes estão sendo afetados”.

Maria Ely sugere uma ação conjunta com gestores públicos, empresas privadas e sociedade civil para desenvolver estratégias e planos de ação para fomentar a ampliação de empregos. “Precisamos de uma gestão inovadora. Outro aspecto é que o comportamento do turista irá mudar, acredito que irão preferir viagens mais curtas, que possam se deslocar de carro e procurar por destinos ligados a natureza. Com as cidades bem estruturadas, com seus pontos turísticos bem cuidados, haverá uma retomada mais rápida, o que infelizmente já não era a nossa realidade na cidade, por não termos política voltada para esse segmento do turismo. O que temos hoje são pontos turísticos mal cuidados e sem nenhuma prioridade de investimentos.

GOVERNO – A hoteleira espera a colaboração dos próprios munícipes para seu plano de governo. “Em breve levarei o nosso plano de governo ao conhecimento de todos os munícipes, que irão trazer novas ideias e sugestões para que tenhamos um plano dentro da realidade orçamentária do município. Tenho orgulho da história de Águas de São Pedro, e muita admiração e respeito ao nosso fundador Dr. Octávio de Moura Andrade, que foi um empresário visionário que planejou a cidade pensando no futuro e fez com que nossas águas medicinais alcançassem a fama pelo poder de cura, sendo a segunda melhor em teor de enxofre no mundo”.

Sua prioridade também será contratar um médico termalista para o balneário, já que não há no atual governo. “É de extrema relevância dar este atendimento ao usuário. Vamos também investir na divulgação do poder de nossas águas, e participar de feiras e congressos voltados ao turismo. Nesses últimos três anos e seis meses, tivemos a falta de eventos e ações da secretaria de turismo, sendo assim, vamos investir para fomentar o turismo local com um calendário anual, com um evento forte e consolidado todos os meses”.

Além de revitalizar os pontos turísticos, que hoje se encontram abandonados, criar novos atrativos e cuidar das praças, mantendo-as limpas e floridas, Maria Ely espera investir na segurança pública. “Perdemos muito nesses últimos quatro anos. Para valorizar os funcionários públicos de maneira igualitária. Teremos planos de ação para todas as áreas, como educação, saúde, turismo, esporte, obras, serviços urbanos, promoção social e termal, segurança, meio ambiente, administração e finanças. Iremos colocar em prática e pensar sempre nos princípios da legalidade, moralidade, eficiência, transparência e impessoalidade, onde vamos discutir e elaborar o nosso plano junto à população e com pessoas técnicas”.

Questionada sobre os principais pedidos e reclamações da população, a pré-candidata destacou: “A principal reclamação nestes últimos anos é a falta de limpeza das ruas, praças, muitos buracos e jardins sem manutenção, muitas obras inacabadas e sem planejamento, e mal concluídas e a falta de investimento no turismo nesses últimos três anos. Outra cobrança que esta sendo feita a esta administração é a falta de transparência, que exige que os órgãos sejam proativos na divulgação das informações. Precisamos dar um basta no uso da máquina pública para defender os interesses pessoais e trabalhar por políticas públicas voltadas para o bem comum”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima