Caldeirão de Piracicaba

ANSIEDADE
O que não falta, aos pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores, é ansiedade em relação à data do pleito deste ano. Está certo que deverão ocorrer em 15 e 29 de novembro, aliás, uma forma de homenagear, como antigamente, o Dia da República, o 15 de novembro. E que República! Mas tudo vai depender de TSE (Tribunal Superior Eleitoral), depois da decisão do Congresso Nacional.

 

NAS REDES
Presente nas redes sociais desde 2011, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) alcançou neste mês a marca de 100 mil seguidores no Facebook. Esse número significativo é um marco para a Justiça Eleitoral paulista, que tem buscado, por meio das plataformas digitais, ampliar o alcance das informações, atingindo um número cada vez maior de eleitores. O problema sempre estará na universalização do acesso.

 

MINEIRO
Nas redes sociais, quem não perde tempo é o Mineiro Encanador, da Reparos São José, e que está se colocando como pré-candidato a vereador pelo PDT. Trata-se de um áudio em que, num ritmo musical tranquilo, chama à atenção pelo sentido da letra: “isso vai passar, eu cuido de você e você cuida de mim”, ao aconselhar o uso de máscaras contra a Covid-19.

 

OPOSIÇÃO – I
A atuação da oposição ao prefeito Barjas Negri (PSDB) – que, certamente, terá o vice-prefeito José Antonio de Godoy como seu pré-candidato no mesmo cargo – está acirrando, no alto falante do vereador Laércio Trevisan Junior (PL), especialmente com a condenação, em primeira instância, no contrato com a Ambiental. Com isso, o barulho aumenta e os mais de 10 pré-candidatos a prefeito batem os tambores.

 

OPOSIÇÃO – II
Dos 11 pré-candidatos a prefeito que formam “oposição” ao prefeito Barjas Negri (PSDB – condenado em primeiro grau pela Justiça no contrato da PPP da Ambiental – faltam-lhes apresentar os nomes dos pré-candidatos a vereador. Eis aí o ponto nevrálgico em que se saberá como vai funcionar a oposição ao ninho tucano em Piracicaba. É aguardar.

 

TREVISAN
O vereador Laércio Trevisan Junior (PL), comentando a condenação em primeira instância do prefeito Barjas Negri (PSDB) no caso da PPP da Ambiental, garante que, em breve, virão as condenações por conta de Águas do Mirante, responsável pelo esgoto, e também no caso do Semae. É a eleição de 2020 abrindo alas para todos os políticos.

 

PÁGINA SEIS
Aliás, políticos – mas pedem para não citar o nome! – questionaram, ontem, este Capiau, porque a notícia da condenação do prefeito Barjas Negri foi publicada na página A6 (“na página seis!”, exclamou o missivista eletrônico). Como cabe recurso, trata-se de uma notícia que vai correr os palácios do Poder Judiciário, seja na segunda ou mais instâncias. E por aí vai.

 

JUROS
O corte de 0,75 ponto percentual da taxa básica Selic, anunciado dia 17 pelo Copom, é bem-vindo. Só que não significa que os juros cairão acentuadamente a partir de agora para os tomadores finais, afirma Fábio Astrauskas, CEO da Siegen Consultoria, especializada em reestruturação e recuperação de empresas. Nada de novo!

 

QUEIROZ
A prisão de Fabrício Queiroz – aquele ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), acusado de divisão de salários na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) – não passará de uma nota de jornal, impresso ou eletrônico, como tantas notícias da política e também da Política. A República – a sonhada por Benjamin Constant e arrependida pelo Marechal Deodoro da Fonseca – continua a mesma, piorando, mais e mais…

 

ATIBAIA
Tudo está curioso na atividade política e Política: Queiroz preso em Atibaia, a mesma cidade do sítio que o ex-presidente Lula (PT) tinha, mas não tinha. É aguardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima