Cachorro do mato é resgatado após atropelamento

Após receber os primeiros socorros, animal foi levado para o Zoológico de Piracicaba – Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (17) um cachorro do mato foi vítima de atropelamento em Charqueada, próximo ao trevo que liga à estrada de São Pedro. O animal foi encontrado pelo munícipe Márcio Reis, que entrou em contato com o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura para que o resgate fosse efetuado, o qual foi prontamente atendido. Os primeiros socorros foram prestados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), no próprio município, que encaminhou o animal atropelado para o Zoológico Municipal de Piracicaba.

Este tipo de ação é comum no município, que se localiza próximo a grandes fragmentos de vegetação. Estes animais, por possuírem hábito noturno, normalmente são vítimas de atropelamento.

No ano passado, outros animais silvestres nativos também foram resgatados e encaminhados ao Zoológico, como por exemplo gavião-sovi (Ictinia plumbea), maritaca (Psittacara leucocephalus), coruja-suindara (Tyto furcata), gambá saruê (Didelphis albiventris), sempre em ação conjunta entre o Meio Ambiente e a Zoonoses.

Os animais silvestres são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas, e muitos deles estão em extinção, por isso é cada vez mais raro encontrar um animal silvestre em vida livre nesta região. Portanto, é fundamental que a população, junto com o Poder Público, ajude a proteger a fauna silvestre.

Caso alguém encontre algum animal silvestre ferido, pode entrar em contato com o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Charqueada pelo telefone (19) 99891-1509.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima