Maurício Picazo Galhardo

AUTORIZAÇÃO
A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, publicou a Portaria nº 21, que determina o pagamento do benefício do Garantia-Safra e encerra o período 2018/19. Neste mês de junho receberão o pagamento total de R$ 70 milhões totalizando, 82.677 agricultores de 102 municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O pagamento do benefício do Garantia-Safra será realizado integralmente em parcela única de R$ 850,00.

 

ORGÂNICOS
O Ministério da Agricultura, lançou a 16ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. Realizada desde 2005, a edição deste ano da campanha tem como slogan “Tem alimento saudável perto de você – Alimento Orgânico, melhor para vida”.

 

ASSISTÊNCIA
Foi comemorado os 30 anos da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), e contou com a participação virtual da ministra Tereza Cristina, da Agricultura. A ministra destacou a importância da assistência técnica para os agricultores brasileiros.

 

JUNINOS
Produtos Juninos do Agro SP; tecnologia garante variedades de milho de alta qualidade no Estado: curau, pipoca, pamonha, cuscuz, canjica, bolo, diversos quitutes típicos que enchem os olhos e a boca d’água nas festas juninas paulista, têm origem no milho, produzido em São Paulo com alta qualidade. Em 2019, o Estado produziu 5.189.573,69 toneladas de milho.

 

TRIBUTÁRIA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou reunião, por videoconferência, para dar início ao debate sobre a Reforma Tributária. Segundo o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS) cada vez que se faz uma rodada de discussões sobre o tema, mais se entende da simplificação do processo.

 

PLANEJAMENTO
O Brasil terá a oportunidade de assumir, após a pandemia, sua condição de fornecedor sustentável de alimentos, bioenergia e agroprodutos para o mundo. No entanto, é necessário que o País realize um planejamento estratégico, na opinião do diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves.

CONECTIVIDADE
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu a importância da conectividade no campo durante seminário sobre a importância das redes privativas para o sucesso da tecnologia 5G no país, realizado por videoconferência. A luta é levar conectividade ao meio rural.

 

REPUTAÇÃO
A Embrapa é a marca/organização com a melhor reputação perante os consumidores brasileiros, numa avaliação que envolveu 16 notórias marcas institucionais e comerciais vinculadas ao negócio agrícola nacional. A pesquisa foi feita, pela empresa de consultoria On Global Strategy.

 

RECORDE
O 9º Levantamento da Safra 2019/2020, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmou o crescimento recorde da produção de grãos no país, estimada em 250,5 milhões de toneladas, ou seja, ou 8,5 milhões de t (3,5%) a mais do que o colhido em 2018/19.

 

CRIANÇAS
Nos Estados Unidos, enquanto a nação reabre, o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, anunciou uma extensão nacional e flexibilidade para os programas de nutrição infantil do USDA. Isso permite os parceiros locais, fazerem horas extras servindo refeições gratuitas para todas as crianças independentemente de onde moram – pelo restante do verão e durante a crise de saúde.

 

TRIGO
A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) promoveu, uma videoconferência para discutir a Política Nacional do Trigo e os números da safra 20/21 do grão no Brasil, Paraguai e Uruguai. O evento online, que reuniu representantes da cadeia, debateu o cenário do trigo no país, ressaltando a importância da adoção de medidas que estimulem a produção do grão, visando reduzir a dependência externa.

 

CANA
A quantidade de cana processada no Centro-Sul atingiu 42,21 milhões de toneladas na segunda quinzena de maio. O resultado é 4,74% inferior às 44,30 milhões registradas no mesmo período de 2019. No acumulado da safra 2020/2021 até 1 de junho, a moagem alcançou 144,82 milhões de toneladas, contra 128,97 milhões contabilizadas em igual período do ciclo anterior – crescimento de 12,29%.

 

Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima