Sob o tema ”Onde mora a violência?”, ação marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e celebra a data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa. Campanha começou dia 15 e vai até dia 21 de junho
Nos canais digitais do Sesc São Paulo e redes sociais, conteúdos informativos estimulam o cuidado entre famílias e gerações. No youtube, bate-papos ao vivo com artistas e especialistas abordam aspectos da violência presentes na cultura e no cotidiano.
DADOS
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, a violência contra o idoso é definida como “ação única ou repetida, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento no qual exista uma expectativa de confiança, que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. O último levantamento feito pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), realizado em 2018, mostrou um crescimento de 13% na violência contra a pessoa idosa em relação ao ano anterior. O levantamento traz também os seguintes dados: 78% das denúncias de violência contra a pessoa idosa apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima, e que 60% dos suspeitos de cometer a violência são filhos (a) ou netos (a).