Entrevista: João Vitor quer resgatar história da estância

Pelo partido Cidadania, vereador João Vitor Barboza irá disputar o cargo de prefeito em Águas de São Pedro – Fotos: Daniella Oliveira

Daniella Oliveira

Com carreira política iniciada aos 17 anos, o bacharel em Direito e vereador João Victor Barboza (Cidadania), deixou há poucos dias o comando da secretaria de Saúde para se dedicar a pré-candidatura de prefeito em Águas de São Pedro. Pela 130ª Zona Eleitoral da Comarca de São Pedro, que atende São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra, João Vitor já é apontado nas cidades como um nome forte para disputa eleitoral deste ano.

“Meu interesse pela vida pública foi despertado ainda bem novo, com 12 anos de idade. Meus pais haviam adquirido um bar e mercearia em frente à Câmara Municipal. Comecei a frequentar as sessões espontaneamente e me interessei pelas discussões pautadas pelo interesse público”, disse, ao lembrar em aos 17 anos encontrou amparo jurídico e legal para se candidatar ao cargo de vereador pela primeira vez em 2008.

Ao lado do prefeito Paulo Barboza, o vereador falou sobre sua paixão por ajudar as pessoas que e o enfrentamento da pandemia de coronavírus na liderança da secretária de Saúde.  “Essa pandemia foi algo inesperado, que pegou todos os administradores públicos de surpresa. Ninguém possuía informações reais sobre o potencial do vírus. No início as informações eram desencontradas, havia muita especulação e poucos dados científicos para controle e combate”.

Infelizmente, segundo ele, a epidemia ainda deve levar um tempo para ser sanada e a população terá que se adaptar a nova realidade, buscando, juntos, meios de sobreviver à crise mundial.  Em Águas, com medidas rápidas e assertivas, acha que é possível controlar a disseminação. “Porém, a região cada dia apresenta mais focos e casos positivos da doença, algo que acredito que apesar de controlado em nossa estância possa nos afetar e fazer com que os casos aumentem”.

João Vitor: “Meu interesse pela vida pública foi despertado ainda bem novo, com 12 anos de idade”.

COMÉRCIO – Sobre a retomada das atividades econômicas pós-pandemia, João Vitor sugere um planejamento efetivo. “Muitos comércios estarão fechados ou serão afetados drasticamente e o poder público, ao meu ver, tem que colocar todo seu engajamento estratégico para incentivo à reestruturação de nossa estância. Também devemos buscar até meios legais para que a prefeitura possa promover investimentos e apoio financeiro se necessário ao comércio local, visando a retomada econômica e turística, que é nossa principal fonte de renda”.

O pré-candidato conta que já deu inicio a discussão de um plano de governo para apresentar em breve à população. A proposta é contemplar necessariamente as transformações necessárias para avançar em áreas importantes, como Águas de São Pedro pós-Covid19. “Muitas propostas que já temos como referência serão incluídas, porém queremos também a opinião da população, queremos promover um projeto com os pés no chão, capacidade financeira e orçamentária para que os investimentos sejam bem utilizados”.

Com ajuste administrativo e orçamentário, visando diminuir custos, melhorar a performance pública e dar agilidade ao trabalho, João Vitor acredita que, com medidas assertivas, é possível promover ajustes financeiros e buscar recursos junto de outras esferas de governo. “Destaco importantes pontos que também serão incluídos como melhorias na zeladoria municipal, o investimento massivo no turismo e capacidade turística da estância, planejamento e busca por parcerias e convenções, investimentos para requalificação de pontos turísticos e a criação de um museu de Águas de São Pedro”.

HISTÓRIA – A história da cidade, com foco nas águas medicinais, é algo que precisa será colocado em foco na sua gestão.  “Águas cresceu pela ideia do visionário Dr. Octávio de Moura Andrade, e evoluiu com o passar dos anos, porém seu caminho original não foi seguido por completo. Temos a melhor água do mundo em teores medicinais comparada às outras águas disponíveis pelo mundo com propriedades parecidas, e precisamos resgatar não somente essa verdade, mas também investir na divulgação massiva de suas propriedades medicinais, aplicação clara de planos de marketing e terminar de lapidar essa joia que possuímos”.

Sobre os desafios como possível chefe do Poder Executivo de Águas de São Pedro, João Vitor ainda desta a perda da história da estância. “Nossa cidade cresceu em volta de um pequeno balneário, simples de estrutura de madeira, e apesar de toda sua simplicidade com o planejamento correto, apoio técnico adequado e estruturação financeira, nossa cidade que completará 80 anos em 2020 se tornou o que é hoje. Tudo devido às águas medicinais. Portanto entendo que o maior desafio será retomar a essência de nossa estância, pois creio eu que se não for feito nossa cidade poderá caminhar cada vez mais não somente para uma cidade sem propósito, mas com impactos turísticos que inviabilizam não só a natureza de criação da estância, mas toda uma cidade”.

Questionado sobre os principais pedidos e reclamações dos moradores, o vereador falou da importância de não somente ouvir, mas construir espaços e ferramentas de escuta e participação por meios digitais e presenciais.  “Necessitamos elencar as prioridades e colocá-las em prática por meio de uma gestão eficaz, e somente através de uma boa ouvidoria e presença social conseguiremos. Entendo que alguns pontos devam ser urgentemente melhorados, como a zeladoria (limpeza, manutenções, podas de árvores, pinturas de guias, asfalto), enfim toda a estrutura de manutenção precisa ser ajustada e adequada a investimentos para que possamos trazer uma melhor estrutura aos nossos munícipes, turistas e veranistas”.

Texto e fotos: Daniella Oliveira

 

2 comentários em “Entrevista: João Vitor quer resgatar história da estância”

  1. A cidade está virando um bagunça depois que esse prefeito João Victor assumiu, já não consegue dormir em em Águas de São Pedro. Por causa do barulho, e a cidade está muito mau cuidada, Sou morador e eleitor dessa cidade e fico triste com tudo isso.

  2. Prefeito que só pensa em agradar comerciantes, deixando de lado os moradores da cidade, meu voto ele não tem nem da minha família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima