Máscaras e aglomerações: fiscalização será intensificada em Rio das Pedras

Prefeito Defavari se reuniu com os comandos da PM, Polícia Civil, Guarda Civil e secretários – Crédito: Divulgação

O prefeito Carlos Defavari se reuniu com os comandos da PM (Polícia Militar), Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e secretários de Ação Social, Saúde e Desenvolvimento Econômico, com o propósito de intensificar a fiscalização quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras e que sejam evitadas aglomerações.
“Em uma semana, o número de casos positivos mais do que dobrou em Rio das Pedras. No Brasil, o número de casos novos e mortes registradas a cada 24 horas está cada vez maior. As estatísticas, junto com o cotidiano rio-pedrense, em que vemos muitas pessoas pelas ruas, em especial na rua Prudente de Moraes no Centro, ainda que utilizando máscaras, ou então nos bairros periféricos onde as pessoas se reúnem e a maioria está sem máscaras. O risco de contágio aumenta, por isso, precisamos reforçar a necessidade de conscientização da população”, explicou Carlos Defavari.
De acordo com o decreto estadual, sair de casa sem máscara pode render multa de até R$ 276 mil, tanto para pessoas físicas quanto para estabelecimentos que descumprirem a regra. “Não queremos chegar ao ponto de multar alguém, tudo que pedimos é consciência”, completou o prefeito.
Para buscar essa conscientização, o Departamento de Comunicação da Prefeitura irá intensificar as campanhas para uso de máscaras e que sejam evitadas aglomerações. Serão disponibilizados cards para as redes sociais, assim como colocados em pontos estratégicos faixas e banners de alerta, quanto aos cuidados para evitar o contágio do coronavírus.
De forma paralela, a distribuição gratuita de máscaras continuará sendo feita. Desde o início da pandemia a Prefeitura já entregou 10 mil itens de proteção pessoal. “A Secretaria da Saúde distribuiu 5 mil máscaras, enquanto que Ação Social e Fundo Social, em parceria com o Teatro da Paixão de Cristo, providenciou outras 5 mil máscaras. Outras entidades também se dedicaram a distribuir máscaras, como a Maçonaria, que entregou mil unidades e igrejas que também entregaram máscaras para seus membros”, destacou Defavari.
Na intensificação da campanha serão distribuídas pela Prefeitura mais 10 mil unidades, que serão entregues durante ações onde haja maior aglomeração de pessoas, bem como em pontos fixos para que as pessoas passem e retirem as suas máscaras e até mesmo com as equipes de segurança em suas viaturas. “As máscaras entregues são reutilizáveis, mas muitas pessoas só usam no momento que recebem e depois jogam fora. Mais do que se proteger, usar a máscara é um sinal de respeito com as pessoas que estão próximas, que geralmente são da mesma família ou amigos”, afirmou o prefeito.
No caso de aglomerações, que ocorrem com maior frequência aos finais de semana, a orientação é para que o cidadão denuncie ligando para a Guarda Civil Municipal pelo telefone 156 ou 3493-1550, ou ainda para a Polícia Militar pelo 190. “Sabemos da necessidade de ter contato com outras pessoas, de conversar e ter o convívio, mas agora é momento de distanciamento social. Fazer churrasco para as pessoas que moram na mesma casa, que em média são quatro ou cinco pessoas, tudo bem. O que não pode é chamar os vizinhos, familiares e família. Se cada um fizer sua parte, com certeza sairemos rápido dessa situação”, enfatizou Defavari, informando também que nos próximos dias a Secretaria da Saúde disponibilizará contato por meio do WhatsApp, para que as pessoas possam tirar dúvidas e denunciar abusos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima