Caldeirão de Piracicaba

GODOY – I
Este Capiau tem uma “aposta” simples com o vice-prefeito José Antonio de Godoy. “Simples” porque não tem valor: será prefeito de Piracicaba. Mais uma dica: deixou a Secretaria de Governo na quinta, 4, exatamente para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Barjas Negri (PSDB). Aliás, como o Judiciário quer que escreva: pré-candidatos.

 

GODOY – II
Os oposicionistas liderados pelo vereador Laércio Trevisan Junior (PL) dizem que ele está preparado para ser candidato a prefeito de Piracicaba pelo PSDB, porque o prefeito Barjas Negri é “ficha suja” e não poderá disputar a reeleição. Anotada a questão política. É que a oposição dizia, também, que o secretário Pedro Mello, médico, da Saúde e dos Esportes, seria o candidato no lugar de Barjas. E, nesse caso, a oposição errou nos cálculos.

 

CULTURA
Nesta terça feira (9), a vereadora Nancy Thame terá o encontro semanal com formadores de opinião da cidade, intitulado Grupo de Conteúdo para tratar de políticas públicas voltadas à área da cultura. Fazem parte desse Grupo de Conteúdo aproximadamente 90 pessoas que não têm vínculo partidário. É bom mesmo que a discussão seja ampla, além de partido ou partidos.

 

CONTAS – I
O Diretório Estadual de São Paulo do PT teve desaprovadas as contas anuais do exercício de 2015 pelo plenário do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) na quinta-feira (4), em sessão virtual. Da decisão, cabe recurso ao TSE.

 

CONTAS – II
A corte considerou, por unanimidade, que o partido apresentou uma série de irregularidades nas contas prestadas, como ausência de documentos para comprovação da movimentação financeira, recolhimento de recursos de origem não identificada e a não aplicação do quantitativo mínimo de recursos do fundo partidário para incentivo da participação feminina na política, entre outros.

 

MEIO A MEIO
Se o Brasil deseja uma reforma política mais próxima da perfeição, não está difícil. Somos praticamente meio a meio de habitantes entre mulheres e homens. É só fazer um Congresso Nacional – assim como Assembleias Legislativas, Câmara Distrital e Câmaras de Vereadores – com metade de assentos masculinos e femininos. Talvez seja a forma mais prática de aplicar a Matemática na Política ou ensinar a quem inventou a cota de 30% a fazer contas. Só que o domínio precisa ficar nas mãos dos homens? Está para a sociedade discutir, sem preconceitos. E sem medo.

 

BOLSONARO
Talvez uma ideia dessa chegar às mãos do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), Sua Excelência vai arrepiar. Além de não aceitá-la, pode pedir a prisão de quem a inventou. Afinal de contas, o presidente já deixou claro que é “machista” (como deputado federal, pouco se sabe das opiniões dele, porque pouco era tido como notícia na praça política).

 

DÓRIA
Pelo jeito, o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), também não gostaria de uma ideia assim, o mesmo que poderia acontecer com o prefeito Barjas Negri (PSDB). Qual a participação, meio a meio, das mulheres nos Governos do Estado e de Piracicaba? Se tivéssemos uma constituinte para a Reforma Política, esse tema de meio a meio entre as mulheres, tranquilamente, estaria na pauta.

 

MULHERES
No caso de Piracicaba, tranquilamente, as palavras da vereadora Nancy Thame (PV, ex-PSDB) e da secretária Rosângela Camolese (PSDB?). Lamentavelmente, não há espaço para discussão nesse sentido e as mulheres de Piracicaba poderiam ser um bom exemplo para São Paulo e o Brasil. Será o que tentam a vereadora Coronel Adriana (PSL), da advogada Erica Gorga, e a deputada estadual Professora Bebel (PT), já como exemplo em destaque? Ela – em primeiro mandato – é presidente a Comissão de Educação e Cultura da Alesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima