Sob o lema “Unidos pela Sustentabilidade”, a EEP/Fumep (Escola de Engenharia de Piracicaba) saúda o Dia Mundial do Meio Ambiente, promovendo webinar das 19h20 às 20h45 desta sexta (5), para que alunos, professores, ex-alunos e a comunidade possam interagir e refletir sobre as “Perspectivas e Desafios da Engenharia Ambiental e Sanitária nos Pós-Pandemia”. O evento on-line não necessita de inscrição e poderá ser acessado das 19h30 às 21h pelo: www.eep.br/webinar.
A plataforma reunirá especialistas para uma rodada de conversa moderada por Luiz Roberto Moretti, professor no curso de Engenharia Ambiental da EEP, secretário executivo dos Comitês PCJ e Diretor da Bacia do Médio Tiete, no Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Participam como debatedores o professor da EEP e coordenador de meio ambiente da Fiesp Alexandre Vilella, o professor universitário com experiências junto ao Crea, Euzébio Beli; e os ex-alunos do curso de Engenharia Ambiental da EEP, Hugo Aguiar e Douglas Brunelli.
Ao justificar a pertinência, e urgência do tema, Vilella lembra que as diversas fases da pandemia da Covid-19 trazem inúmeros desafios e oportunidades. “Neste momento crucial, fica ainda mais evidente a importância do engenheiro ambiental no processo de superação das questões ligadas ao saneamento básico, higiene, saúde ocupacional e, principalmente, novos modelos de produção e desenvolvimento para o período do ‘novo normal’, observou.
Moretti endossa a avaliação, lembrando que, no contexto do coronavírus e meio ambiente, temos mais que lições aprendidas; temos ações a implantar. Ele explica que com a necessidade do isolamento social, a baixa atividade humana dos últimos meses gerou uma série de consequências e impactos positivos ao meio ambiente. “As pessoas estão consumindo de forma limitada e poluindo menos”, disse, observando que durante a pandemia, a qualidade do ar e das águas melhorou no mundo todo, como resposta rápida da natureza.
Para ele, isso é mais uma prova de que o mundo tem solução, desde que haja consciência, mudança de hábitos e investimentos e, quem sabe, redução da tendência das mudanças climáticas.
Para a vice-diretora acadêmica da Escola de Engenharia de Piracicaba, Maria Helena Santini Campos Tavares, esta reflexão no âmbito da EEP, fez com que as diretrizes e os objetivos do curso sejam repensados, gerando uma evolução positiva em termos de proposta do conjunto de conhecimentos e competências a serem proporcionados a seus alunos. “Assim, eles poderão de forma ainda mais efetiva e atual, apresentar soluções técnicas, criativas, econômicas e ambientalmente adequadas para os problemas ambientais, atendendo aos novos anseios e necessidades da sociedade”, afirmou.
Maria Helena falou sobre a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e lembrou que hoje, mais que nunca, é preciso aproveitar momentos e oportunidades para refletir sobre a imprescindível colaboração de todos nos novos processos que se estabelecem diante da pandemia; sobretudo os relacionados à preservação ambiental. “A pandemia pela Covid-19 evidencia a fragilidade da espécie humana e sua dependência de um meio ambiente equilibrado. Portanto é urgente assumirmos a responsabilidade no resgate desse equilíbrio”, disse Maria Helena; citando ainda a frase-lema da ONU (Organização das Nações Unidas), que alerta: “Estamos conectados. É hora da natureza”.
Webinar da EEP reflete sobre perspectivas da Engenharia Ambiental
2 de junho de 2020