O Dia Mundial sem Tabaco – comemorado domingo, 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa aumentar a conscientização sobre o grave problema de saúde pública que a epidemia do tabaco representa e a necessidade urgente de implementar e fortalecer medidas de controle do tabagismo.
Em 2020, a campanha global tem como objetivo alertar os jovens sobre táticas de manipulação da indústria, além dos agravantes do tabagismo frente ao novo coronavírus.
A campanha pretende dar aos jovens o conhecimento necessário para detectar facilmente a manipulação da indústria e quer equipá-los com as ferramentas para rejeitar essas táticas, capacitando assim os jovens a se oporem a elas. Isso é especialmente importante agora, já que estudos mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver casos graves de Covid-19. A OMS apela a todos os jovens para que participem da luta e se tornem uma geração livre de tabaco.
Existem 1,3 bilhões de usuários de tabaco em todo o mundo. Esse número seria ainda maior se o tabaco não matasse 2 em cada 3 de seus usuários. A cada quatro segundos, o tabaco tira outra vida. O tabaco e as indústrias relacionadas têm cada vez mais predado crianças e adolescentes, empregando táticas de publicidade e direcionando-os diretamente a um novo portfólio de produtos que ameaçam sua saúde.
Confira as táticas da indústria de tabaco para atrair as gerações mais jovens:
✔ Sabores atraentes para crianças em tabaco sem fumaça, narguilé e e-cigarros (cigarros eletrônicos).
✔ Promoção de produtos de tabaco e distribuição de amostras grátis em eventos populares para jovens.
✔ Publicidade e colocação de produtos em filmes e programas de TV e através de plataformas de mídia social com influenciadores pagos.
A indústria do tabaco acrescenta sabores ao cigarro para atrair jovens. O uso de cigarro eletrônico na adolescência causa sérios danos à saúde. A indústria acrescenta sabores ao cigarro para disfarçar o gosto de fumo queimado. Mentol e as essências de baunilha, morango, maçã, chocolate, crème brûlée têm sido empregadas com o objetivo de tornar o cigarro mais palatável às crianças e aos adolescentes.
A quantidade de nicotina presente nos reservatórios desses dispositivos é muito alta. Alguns deles chegam a conter o equivalente à de um maço inteiro.
Além da nicotina, o líquido usado nos vaporizadores contém outras substâncias nocivas como o polietileno glicol, que é parente do dietileno glicol que provocou a tragédia da cervejaria de Minas Gerais.
Todos os anos, a OMS reconhece indivíduos ou organizações em cada uma das seis regiões do mundo por suas realizações na área de controle do tabaco. Neste ano o vencedor do prêmio da América do Sul foi o médico Drauzio Varella, referência para o controle do tabaco e a saúde no Brasil, por sua defesa do controle do tabaco na televisão, nos jornais e nos meios digitais. Um popular influenciador sobre temas da saúde no Brasil, Drauzio Varella é um defensor da prevenção e do controle do câncer que trabalha em estreita colaboração com os funcionários da saúde para advertir as famílias sobre os perigos do tabaco e apoia a eficácia do uso de tributos sobre tabaco para reduzir o consumo.
A Campanha Paradas pro Sucesso, idealizada pela cardiologista Juliana Previtalli e pelo músico Luis Fernando Dutra, desde abril divulga vídeos de artistas de Piracicaba e região com informações para alertar a população dos malefícios do cigarro e convida a procurar tratamento. Conta com o apoio da publicitária Milenne Brossi no art design, de Will Garcia na edição dos vídeos, da Rádio Educativa FM, Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Piracicaba Hoje, portal G1, A Tribuna Piracicabana, EPTV e da Prefeitura de Piracicaba.
Há 33 anos é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco pela OMS
1 de junho de 2020