Coleta de lixo: Meio Ambiente distribui mais 20 containers

Objetivo principal é otimizar a coleta – Crédito: Divulgação

O Departamento de Meio Ambiente ampliou a disponibilização de containers para coleta de lixo e chegou a 60 pontos da cidade. Nesta semana foram distribuídas mais 20 unidades. Em fevereiro já haviam sido disponibilizadas outras 20 e, em agosto de 2019 outras 20. O objetivo da ação é otimizar e melhorar a qualidade da coleta de resíduos domiciliar.
As novas unidades foram colocadas em diversos bairros: mais um na Batistada, Praça da Bíblia da Vila Kennedy, próximo ao INSS, rua Dr. João Tobias próximo a esquina com a avenida José Augusto da Fonseca, ao lado da Polícia Militar, rua São Vicente de Paulo próximo a esquina com a rua Vicente Scanone, na esquina das ruas Bandeirantes e Benjamin Constant, esquina das ruas Prof. Rolim Osório Martins, esquina da avenida José Augusto da Fonseca com a rua 10 de Julho, em frente a Guarda Civil Municipal, em frente a UBS São Pedro, junto a área verde do Santa Maria, mais um no bairro Vitório Schiavolim, Praça da Vovó Tita, esquina das ruas Cristina Taranto Pariz e Antônio Barone, uma em frente a creche do Nosso Teto e outras quatro terão locais ainda a definir.
De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, os coletores foram colocados nos pontos com maior demanda para coleta de lixo, atendendo assim também bairros periféricos. Os coletores não devem ser utilizados para o descarte de resíduos de construção civil, entulhos e materiais pesados, por pode danificar o container e o caminhão de coleta.
Alguns dos containers apresentam sinais de depredação. O Meio Ambiente orienta que os moradores denunciem casos de depredação dos coletores: “Os containers são para que as pessoas que moram próximas utilizem para colocar o lixo doméstico, ou então para aquelas pessoas que perderam o horário do caminhão para colocar o lixo para fora de casa, que coloquem o lixo nos coletores e não mais nos carreadores de cana como vinha ocorrendo. Os coletores são custeados com dinheiro público, é de todos nós cidadãos rio-pedrenses, por isso pedimos que denunciem caso vejam alguém os depredando. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato no Meio Ambiente pelo telefone 3493-9490.

MATERIAL CORTANTE

Um problema que vem ocorrendo durante a coleta de lixo domiciliar é o descarte de materiais cortantes, como vidros quadrados. Alguns moradores colocam os itens no saco de lixo sem qualquer proteção. Quando o coletor pega o saco, corre risco de cortar a mão ou a perna, como já ocorreu em Rio das Pedras. Por isso, a orientação é para que os materiais cortantes sejam embrulhados em papel jornal ou papelão antes de serem colocados no saco de lixo. Se possível, colocar um aviso no saco indicando que há vidro quadrado ou outro tipo de material cortante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima