Hospital de Rio das Pedras prepara leitos para receber pacientes

Hospital São Vicente de Paulo finaliza os preparos para ala exclusiva da Covid-19 – Crédito: Divulgação

A administração do Hospital São Vicente de Paulo está finalizando os preparos para a criação de uma ala exclusiva para atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19. Serão seis leitos equipados com respiradores, monitores cardíacos e todos os itens necessários para a recuperação de pacientes com síndrome respiratória aguda. Além disso, haverá um leito de isolamento, também com respirador. O Pronto Socorro Municipal conta ainda com outro respirador para o atendimento de casos urgentes.
Como medida emergencial, a Prefeitura de Rio das Pedras providenciou a compra de seis respiradores para que essa estrutura fosse montada para atender a população rio-pedrense pelo SUS. A compra ocorreu após a Câmara de Vereadores aprovar a substituição dos objetos de algumas das emendas impositivas apresentadas pelos parlamentares ao orçamento municipal deste ano.
Os objetos das emendas impositivas que ainda não haviam sido cumpridas para este ano são: compra de trailer odontológico devidamente equipado, móveis e equipamentos acessórios para aparelho de endoscopia, totens e sistema de atendimento ao público através de senha, materiais e contratação de mão-de-obra para reforma do Centro Médico, gerador de energia para a UBS São Pedro e um monitor fetal cardiotocógrafo. O valor total é de R$ 435 mil.
Com esse recurso, o Executivo já providenciou a compra de seis monitores multi-parâmetros, seis respiradores, 12 bombas de infusão, seis camas elétricas, dois cardioversores e dois carrinhos de parada.
“Estamos vivendo um momento nunca antes experimentado em nossa história. A Prefeitura tem realizado inúmeras ações para conter o avanço do Covid-19 em nossa cidade. Contudo, assim como em todo o país, há dificuldades na área da saúde, uma vez que os recursos financeiros são poucos para obras como os hospitais de campanha feitos em grandes cidades. Mas é possível melhorar a estrutura que temos disponível para atender a nossa população”, explicou o prefeito Carlos Defavari, que completou: “o único hospital que temos na cidade não iria suportar os atendimentos e internações diárias exigidos pela pandemia no caso da ocorrência de múltiplos casos. Só havia disponíveis dois respiradores, que são equipamentos de primeira necessidade no auxílio do tratamento. Se não realizássemos a compra desses equipamentos, poderia chegar o momento dos médicos terem que decidir entre que usará o respirador, o que não queremos que ocorra em nossa cidade. Isso ainda pode ocorrer, por isso a importância de ficarmos o máximo possível em casa para evitar o contágio”.
A diretora técnica do Hospital São Vicente de Paulo, dr. Emilene Alves Ferreira Rosa, afirmou que a gestora Argos Brasil já providenciou a contratação de equipe para atuar no setor. “Já estamos com as equipes de médicos intensivistas – especializados em atendimento de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) –, enfermeiros e fisioterapeutas. Estamos finalizando a estrutura para receber possíveis casos de coronavírus”, explicou a médica.
“Agradeço aos vereadores que permitiram a substituição das emendas por equipamentos fundamentais ao tratamento do coronavírus, assim como a Argos Brasil e toda a equipe da Saúde. Esperamos que não haja a necessidade de internações e muito menos que as pessoas fiquem sem leitos disponíveis como tem acontecido em muitas cidades grandes. Para que isso não ocorra, faço o apelo para que as pessoas só saiam de casa de for realmente necessário e, se precisar sair, que usem máscara”, concluiu Carlos Defavari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima