Campanha ‘Paradas pro Sucesso’: alerta sobre o tabagismo

Luisa Libardi está entre os artistas que integram a campanha – Crédito: Roberto Farias

Alertar a população de que o tabagismo é doença grave e que pode ter cura, é o objetivo da médica cardiologista Juliana Previtalli, idealizadora da Campanha Paradas pro Sucesso, que consiste na divulgação através de vídeos curtos nos quais artistas executam um trecho de uma música de sua preferência, seguido da leitura de uma frase de impacto no tema antitabagismo. “Conversando com meu amigo e violinista Luis Fernando Dutra, tivemos a ideia de fazer essa campanha, de levar conhecimento, alertar para os riscos e propor uma atitude de mudança por meio de recadinhos”, conta a cardiologista.
O planejamento envolve a divulgação de um vídeo a cada dois ou três dias, apresentados por 14 artistas, o que resulta em material para cerca de 30 dias de campanha. “A divulgação está sendo feita através de vídeos divulgados em redes sociais, áudios dos vídeos divulgados ao longo da programação da Rádio Educativa FM 105,9 e dos jornais da cidade e portais digitais como o G1. Eu colhi o depoimento de cada um dos artistas e produzi material para ser entregue às mídias impressas”, destalha Juliana Previtalli.
A médica ressalta que fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais. De acordo com a cardiologista, há o dobro de risco de contrair Influenza e quatro vezes mais riscos de contrair a tuberculose, do que os indivíduos não fumantes. Segundo a cardiologista, a cessação do tabagismo traz benefícios praticamente imediatos à saúde do indivíduo, como redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, melhora na oxigenação do sangue e na capacidade de expectoração (benefícios alcançados desde 20 minutos até algumas horas e dias).
Os artistas participantes da campanha e seus respectivos IGs no Instagram são: Luis Fernando Fischer Dutra @luisfernandofischerdutra; Thereza Alves @therezaalvesh; Júlia Simões @juliasimoes.cantora; Aninha Barros @aninhabarrosoficial; Cíntia Maria; Annichino Pinotti @cintiamariaannichino; Tato Falamansa @tatofalamansaoficial; Cintya Soares @criancaemusica; Luisa Libardi @luisaslibardi; Márcio Sartório @marciosartorio; Marcos Moraes @marcosmoraes_84; Pá Moreno @pamorenobrazil; Romualdo Sarcedo @romualdosarcedo; Bruno Belluco @brunobelluco; Douglas Simões; Ana Foizer @ana_foizer.
Os artistas tiveram a liberdade de escolher a sua fala, dentro de um banco de frases criado pela médica. O professor e compositor Douglas Simões escolheu a seguinte frase: Você sabia que o Tabagismo é a primeira causa de morte evitável na nossa sociedade e o mais importante problema de saúde pública da nossa era? “Parabéns à Campanha Paradas pro Sucesso! Aliando as informações da Ciência Médica às emoções de vários artistas, alerta para os males do tabagismo, principal causa de morte evitável. A campanha convida, assim, a uma reflexão mais profunda a respeito da vida e dando à ela um sentido maior”, analisa Simões.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera o tabagismo uma doença pediátrica, pois a maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro e se torna dependente antes dos 18 anos de idade. Vulneráveis às estratégias de propaganda e marketing promovidas para captar novos consumidores, cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias no mundo. De cada quatro jovens que experimentam o cigarro, um se tornará fumante. “É uma alegria e um privilégio poder contribuir como musicista nesse projeto. Também é uma responsabilidade levar informação para as pessoas, para tomada de consciência e necessidade de prevenção, bem como o tratamento do tabagismo. A música tem o dom de tocar o coração das pessoas e despertar o gosto pela vida”, avalia a musicista Cintya Soares.
Para Luísa Libardi, artista visual, participar da campanha foi um alegre desafio. “Confesso que fiquei apreensiva, pois mesmo querendo muito participar me vi diante do desafio de fazer meu primeiro vídeo. Aceitei! Acostumada a pintar e dar aulas, falar para uma câmera não foi fácil. Mas, queria muito participar e estar com todos os outros artistas dando o nosso recado”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima