São Paulo: isolamento social é de 59%, aponta Simi-SP

Cidades do litoral destacam-se pela obediência ao isolamento – Crédito: Rogerio Casemiro/ Mtur

O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 59%, nesse domingo (19). A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.
O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.
LITORAL

Na última quinta (16), no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) anunciou os 20 municípios que melhor aderiram ao distanciamento. Muito próximas, as cidades de São Sebastião e Ubatuba lideram a lista, representando duas das cidades turísticas mais importantes do Estado de São Paulo e do Brasil. De acordo com o Simi-SP, Sistema de Monitoramento Inteligente, nos dias 13 e 14 de abril, as campeãs de obediência às determinações de isolamento dentro dos padrões dos órgãos de saúde foram, pela ordem: São Sebastião (66%), Ubatuba (64%), Lorena (62%), Cruzeiro (61%), Caçapava (61%) e Botucatu (60%). A cidade de Caraguatatuba também manteve bom índice de obediência ao isolamento, assim como Ilhabela e Bertioga.
Segundo os dados analisados, das cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba estão entre as primeiras, somando-se a Ilhabela e Bertioga que aparecem na lista das 30 mais obedientes. Os prefeitos e secretários de turismo das cidades que integram o Consórcio Turístico têm feito a lição de casa.
Há limpeza diária intensificada das áreas urbanas dos municípios, fiscalização contínua das praias, restrição da circulação de veículos de fora, proibição de aglomeração do comércio e dos serviços e principalmente ações de convencimento a população para colaborarem com a quarentena. Além disso, as cidades já estão trabalhando no preparo para o momento da volta gradual das atividades turísticas, quando os índices estiveram na curva descendente dos casos da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima