Coronavíru:s Saúde recebe 300 máscaras de proteção

Secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, esteve no IFSP nessa sexta (17) – Crédito: Divulgação

A campanha de doações de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) lançada pelos profissionais do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), para auxiliar os profissionais de saúde da rede pública de Piracicaba no enfrentamento da Covid-19, segue recebendo novas adesões. Nessa sexta (17), o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, esteve no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) – campus Piracicaba para receber a doação de 300 máscaras de proteção para o rosto (face shield) produzida com folha de acetato.
O secretário foi recebido pelo diretor geral do IFSP, Aguinaldo Lorandi, que explicou como funciona o processo de produção das máscaras. “Como temos esse recurso e material, decidimos ajudar com nossa tecnologia os profissionais de saúde no combate a pandemia”, explicou o diretor.
Segundo ele, o processo de produção é simples. “Há duas semanas iniciamos a produção das máscaras. Inicialmente, fazemos o suporte na impressora 3D. Em seguida, os shields (escudos) de acetato ou PVC semirrígido são cortados na máquina a laser e, posteriormente, fazemos a montagem com o elástico. Um processo rápido onde conseguimos produzir de 50 a 60 máscaras por hora”, ressaltou.
Nessa primeira etapa, foram produzidas mil máscaras, que foram doadas para a Secretária Municipal de Saúde – 300 hoje e 200 serão entregues até o final do mês – e hospitais do Estado. O ato de doação foi acompanhado por Anay Ferrer, da coordenação do Departamento de Atenção Básica do município.
Pedro Mello agradeceu a doação e ressaltou que diante de uma pandemia toda a sociedade deve se unir e demonstrar força, já que a luta contra a doença não é uma questão isolada. “O risco é generalizado. A população precisa se proteger, ficando em casa. Aqueles que podem, devem contribuir de alguma forma, seja propagando as informações oficiais que orientem corretamente sobre a realidade, seja participando ativamente, com iniciativas que agreguem valor ao momento. As doações de EPIs não é apenas um gesto de solidariedade, mas também de responsabilidade. Juntos, vamos vencer esta grande batalha contra o coronavírus”, enfatizou.
DOAÇÔES 

Desde o inicio do mês, a Secretaria Municipal de Saúde vem recebendo doações de EPIs. Por intermédio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), por exemplo, foram doados pelas empresas NG e Friuna, 20 óculos de proteção e 200 toucas para os profissionais de saúde que atuam na UPA Vila Cristina, além de 100 máscaras PFF-2, 50 óculos, 3.000 toucas, 25 litros de álcool em gel e 25 macações. O Rotary Piracicaba – Povoador confeccionou e fez a doação de máscaras faciais e o Sindicato dos Metalúrgicos contribuiu com a fiação de 100 unidades de protetor facial.
A Dedini doou 50 óculos e a empresa Laboratório Apsen Farmacêutica S/A fez a doação de 32 unidades de álcool em gel de 240g e 145 máscaras de proteção. Foram doados ainda 100 óculos de proteção e mais 150 máscaras cirúrgicas. O dentista Emerson Sallum doou 100 máscaras PFF-2, a Receita Federal contribuiu com outras 150 máscaras cirúrgicas, Brenda de Lemos Silva, da Clínica Camila Caetano, fez a doação de nove máscaras PFF-1. Uma empresa que não quis se identificar doou quatro máscaras transparentes (tipo de solda), produzidas com impressora 3D.
Quem quiser doar algum tipo de EPI (máscaras cirúrgicas, máscaras N-95, luvas, aventais e tocas descartáveis, óculos de proteção, máscara tipo solda e álcool em gel), pode entrar em contato pelos telefones 3433-3934 e 3433-3850. Colabore. A luta é de todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima