Literatura: Thales de Andrade, agora, tem o seu site

Thales Castanho de Andrade, autor de Saudade, pelas crianças e pelo meio ambiente – Crédito: Arquivo

Precursor da literatura infantil no país, Thales Castanho de Andrade, nascido em Piracicaba em 15 de setembro de 1890, influenciou várias gerações de crianças e jovens através de suas publicações voltadas à preservação da natureza como condição para o sucesso da agricultura e da vida no campo.
O professor Thales publicou quase cinco dezenas de livros, grande parte incorporada à época pelas instituições de ensino no Brasil como material imprescindível em sala de aula. Saudade, escrito em 1917, foi seu livro mais famoso, rendendo elogios de diversas personalidades brasileiras e estrangeiras. Para Sud Mennucci, o livro “Saudade fica sendo, de agora em diante, indiscutivelmente, o padrão da nossa literatura didática”. Outras referências tratam o Saudade como o livro ideal, obrigatório e o livro dos livros.
Grande parte das histórias e realizações de Thales Castanho de Andrade está disponível, a partir de agora, no site www.thalesdeandrade.com.br. Segundo Vitor Pires Vencovsky, presidente da Academia Piracicabana de Letras e um dos organizadores desta iniciativa, o acervo, composto por fotos, documentos, publicações e recortes de jornais, está disponível para consulta em meio digital de forma gratuita a todos os pesquisadores e entusiastas da literatura nacional.
O acervo físico foi organizado inicialmente pelo fundador da Academia Piracicabana de Letras, João Chiarini, com contribuição de outros entusiastas, tais como Elias Salum, Hugo Pedro Carradore e Moacir Nazareno Monteiro. Após organização e digitalização de diversos documentos, o acervo digital está acessível de forma simples para que novas pesquisas possam ser realizadas sobre a contribuição de Thales Castanho de Andrade para a literatura nacional e a preservação do meio ambiente.
Para a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Valdiza Maria Capranico, “em vários de seus livros infantis, Thales reforçava o amor e o respeito à natureza, à proteção das matas, dos animais silvestres, ainda numa época em que nossas florestas e nossos animais viviam livremente, nossos rios, caudalosos, eram maravilhas da natureza. Talvez, em seu sábio conhecimento, vislumbrasse, de longe, o que ocorreria com a Terra inteira”.
O site oficial de Thales Castanho de Andrade é uma realização da Academia Piracicabana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima