Jardim Oriente: Prefeitura inicia limpeza do Ecoponto

Área verde ao lado do Ecoponto Jardim Oriente é alvo de descarte irregular – Crédito: Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba iniciou, na segunda-feira (13), a limpeza do Ecoponto Jardim Oriente e da área verde anexa que, nos últimos tempos, se transformou num ponto crítico de descarte irregular de entulho. Cerca de 60% de todo o material depositado nos dois locais já foram transportados para a CTR (Central de Tratamento de Resíduos) /Ecoparque.
Todo o volume de material inservível que estava depositado no Ecoponto Jardim Oriente já foi carregado para o Ecoparque. E agora, a limpeza do terreno no qual ocorrem os descartes clandestinos prossegue a todo vapor, conta Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema. “Desde segunda-feira já fizemos mais de 200 viagens de caminhões transportando resíduos sólidos para o Ecoparque, num total estimado de 2.400 metros cúbicos (m³) de entulho. Esse volume representa algo em torno de 3.000 toneladas”, calcula Romanini.
A limpeza do Ecoponto e da área está sendo realizada com caminhões e equipamentos como uma pá carregadeira, uma máquina PC escavadeira e uma escavadeira hidráulica. “Hoje, estamos trabalhando com 11 caminhões que, depois de carregados, rumam para o Ecoparque”, relata o responsável pelo setor.
A expectativa da Sedema é que a limpeza do terreno vizinho ao Ecoponto seja concluída até a próxima quarta-feira (22).
PREVENÇÃO

Para conter futuros descartes irregulares nesta área ao lado do Ecoponto (normalmente realizados por caminhonetes e caminhões, nas noites e madrugadas), a Sedema já iniciou a construção de uma barragem de terra e, posteriormente, haverá o plantio de mudas de árvores fornecidas pelo Viveiro Municipal de Mudas.
A limpeza do Ecoponto Jardim Oriente é uma ação executada pela Sedema com o apoio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Defesa Civil e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
ECOPONTOS 

Piracicaba possui oito Ecopontos distribuídos na área urbana do município. Nesses locais, o cidadão pode descartar resíduos de construção civil, baterias e pilhas, pneus, lâmpadas fluorescentes, material eletro-eletrônico, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores. Cada cidadão pode descartar o volume máximo de 1 m³ (metro cúbico ), nos Ecopontos: Monte Rey (rua Giovanni Ferrazo), de segunda a sexta, das 7h às 19h; aos sábados, das 7h às 16h; Bosques do Lenheiro (rua Sapucaia), de segunda a sábado, das 7h às 17h; Jardim Oriente (rua Professora Maria Isabel Teixeira Mendes, esquina com a rua Dr. Raul Machado Filho), de segunda a sexta, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 17h; Ártemis (rua Fioravante Cenedese), de segunda a sexta, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 16h; Mário Dedini I (rua Antônio Franco de Lima) e Mário Dedini II (rua dos Topázios); de segunda a sexta, das 7h às 18h; aos sábados, das 7h às 17h; Cecap/Eldorado (avenida Eurico Gaspar Dutra, ao lado da área de lazer), de segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 17h; Santo Antônio (rua João Laurelli) , de segunda a sexta, das 7h às 18h, aos sábados, das 7h às 17h. Mais informações no site: https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima