Lar do Velhinhos: assinado convênio para construção de enfermaria

O prefeito Barjas Negri (PSDB) assinou contrato que celebra convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Lar dos Velhinhos, para a implantação de uma enfermaria geriátrica na instituição, que prestará atendimento especializado aos idosos assistidos pela instituição do município. O investimento será de R$ 300 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini. O dinheiro é oriundo do Fundo Nacional de Saúde.
O Projeto de Lei para a liberação foi aprovado pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária no dia 26 de março. “A enfermaria vai melhorar a assistência prestada aos pacientes idosos do Lar dos Velhinhos, que quase chegam a 500, e também reduzir o tempo de permanência desses pacientes em ambiente hospitalar”, ressalta o prefeito.
A enfermaria geriátrica será instalada em um prédio já existente no Lar dos Velhinhos, explica Jairo Mattos, presidente da instituição. “É um prédio antigo que foi construído em 1911, pelo fazendeiro Antônio Correa Ferraz. Vamos aproveitar uma ala deste imóvel para implantar esta unidade geriátrica”, informa.
O Lar será responsável pela elaboração dos projetos arquitetônico, de impermeabilização, fundação e estrutural, das instalações hidráulico-sanitárias e de gás e das instalações elétricas, dentre outros necessários à obra. De acordo com Mattos, inicialmente a enfermaria geriátrica vai funcionar nos moldes de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas depois, aos poucos, vai se transformar numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com seis leitos. “Hoje, temos doentes que, dependendo da necessidade, precisam ser transferidos para a Santa Casa de Piracicaba ou para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). Mas com esse setor especializado, em breve será possível tratá-los aqui”, afirma o presidente do Lar.
Atualmente, o Lar dos Velhinhos acolhe cerca de 480 idosos em suas instalações. A entidade de caráter filantrópico possui 250 funcionários e 50 voluntários trabalhando em suas ações e rotinas de saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima