Perdas físicas: Semae assina mais um contrato de combate

O contrato foi assinado nesta semana – Crédito: Divulgação

O prefeito Barjas Negri (PSDB) e o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso, assinaram nesta semana o contrato para a substituição de 6.000 metros de rede de água de antigos ramais de distribuição. A empresa BBL Nordeste foi a ganhadora da licitação, por ofertar o menor preço. O investimento será de R$ 2,4 milhões e está dentro das ações do Plano de Combate às Perdas Físicas.
Segundo o presidente do Semae, José Rubens Françoso, a execução das obras abrange toda a cidade e será realizada com supervisão da equipe de engenharia da autarquia. O contrato terá validade de um ano. Ao final dessa etapa, ele espera que uma redução do índice de perdas físicas.
De acordo com a engenheira do Semae Ana Beatriz Cabana, “A finalidade dessa contratação é a prestação de serviços comuns, como substituição de redes de abastecimento com adequações das ligações existentes, detecção, descobrimento e nivelamento de caixas de registro, substituição ou manutenção de válvulas. Está previsto no contrato 2.000 ligações, que estão diretamente relacionadas com as trocas de rede”.
Já o prefeito Barjas Negri comentou que o Semae já finalizou seis etapas de implantação do combate às perdas físicas, mas continua com serviços complementares. As obras para reduzir as perdas no sistema de abastecimento de água foram iniciadas em 2015. O primeiro bairro foi a região do Boa Esperança, que contava com maior número de vazamentos na época. Todas essas ações estão previstas no diagnóstico realizado na revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas, elaborado em 2013/2014.
MAIS INVESTIMENTOS
A autarquia, como explicou José Rubens, tem investimentos constantes no combate às perdas. Está em andamento, desde novembro de 2019, o contrato – com investimento de R$ 3,3 mi – de localização de vazamento não visíveis, realizado pela empresa Consórcio AMF/BBL, vencedora da licitação pelo menor preço.
O engenheiro do Semae Pedro Caes enfatizou que “O Semae já concluiu a implantação dos 23 setores de abastecimento, definidos no Plano de Combate às Perdas às Perdas físicas de Água. Dentro dos setores foram instaladas 100 estruturas de redutoras de pressão, com sensores de pressão e vazão, conectadas online, fornecendo informações 24 horas por dia. A situação do abastecimento nos referidos setores é de fundamental importância para a redução das perdas físicas de água, a fim de garantir melhor regularidade do sistema de abastecimento de água com volume e pressões adequadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima