Disk Animais: serviço recolhe animais de grande porte das ruas

Serviço apreende bovinos, caprinos, suínos, equinos, entre outros -Crédito: Divulgação

Desde o início do ano, o Disk Animais já recolheu nove animais de grande porte entre cavalos, jumentos e mulas que estavam soltos, de maneira irregular, nas ruas e áreas verdes do perímetro urbano de Piracicaba. O Disk Animais é um serviço vinculado ao Pelotão Ambiental que recolhe médios e grandes animais abandonados em vias públicas e áreas verdes da cidade, além de atender denúncias de maus tratos em relação aos mesmos, explica a veterinária Marianna Curi, a responsável pela parte técnica do serviço, que está funcionando normalmente durante a quarentena do coronavírus (Covid-19).
O serviço apreende bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, asininos (jumentos e jumentas) e muares (burros e mulas). “Muitos são animais criados em áreas urbanas, o que é proibido, outros são mantidos de forma irregular ou estão pastando em terrenos particulares”, diz Marianna. “O maior perigo maior são os que ficam soltos em vias públicas e rodovias”, acrescenta.
Após o recolhimento, o animal permanece em quarentena na sede do Disk Animais, recebe cuidados gerais, é vacinado (conforme a necessidade) e submetido a exames veterinários e laboratoriais – por exemplo, a coleta de sangue para determinar se está anêmico ou com outros problemas de saúde e/ou doenças.
Para retirar o animal apreendido, o proprietário precisa pagar uma multa que normalmente varia de R$ 238,00 a R$ 492,00 (mas que aumenta em caso de maus tratos), as diárias de permanência no Disk Animais e assinar uma declaração de posse do animal, relata Marianna.
ESTADIA e LEILÃO

Anualmente, o Disk Animais recolhe em torno de 40 animais das ruas de Piracicaba. Desse total, um média de 25 são recuperados por seus donos, que têm 10 dias para a retirada do animal, conforme previsto no Decreto Municipal Nº 18.026, de 23 de setembro de 2019. “A partir do 11º dia, o animal passa a ser de propriedade da Prefeitura e, então, quando se forma um lote é promovido um leilão público, com aviso e publicação no Diário Oficial”, conta Marianna, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho de Fauna da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
O serviço é executado em conformidade com legislações sanitárias estaduais e municipais, além de estar cadastrado junto ao Gedave (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Cada apreensão de animal na cidade e imediatamente incluída no banco de dados do Gedave. A equipe do Disk Animais é composta pela veterinária, cinco tratadores, um motorista e quatro guardas civis do Pelotão Ambiental, que têm competência fiscalizatória.
O LOCAL 

O Disk Animais está situado à rua Alberto Coral, 1.500, na Vila Fátima, numa área de 45 mil m² (metros quadrados) localizada dentro da fazenda do Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Sul, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O telefone do Disk Animais para denúncias é: (19) 3426-1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima