Capiau de Piracicaba

SAÚDE

O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) comentou, em entrevista na Rede Alesp, sobre as emendas parlamentares em favor da saúde pública, especialmente em época de pandemia, como é a do coronavírus. “Verba para a Saúde, hoje, é prioridade”, afirmou, destacando que, para Piracicaba, viram – de sua autoria – emendas para o Hospital dos Fornecedores de Cana e para a Santa Casa de Misericórdia, no valor de R$ 150.000,00 cada uma.

PSD

E, falando em Partido Social Democrático, o PSD, como está em Piracicaba?  O presidente do Diretório Municipal é o pastor Dilmo dos Santos, que foi deputado estadual (era do Partido Verde, o PV), depois candidatou-se a prefeito em 2008, numa frente de oposição ao prefeito Barjas Negri (PSDB), que tinha Jairo Ribeiro de Mattos como vice. E, agora, pastor Dilmo?

EQUÍVOCO – I

Com as mudanças nas regras eleitorais – permitindo que todos os partidos de uma eleição proporcional poderão concorrer à distribuição dos lugares não preenchidos após a aplicação do quociente partidário – as chances das legendas menores conseguirem eleger vereador na próxima eleição aumentam. Com calculadoras nas mãos, já há quem projete que diversos vereadores da Câmara local cometeram equívocos e correm riscos maiores. É que, se estas regras tivessem sido aplicadas nas eleições de 2016, José Antonio Fernandes Paiva, dos Bancários, por exemplo, teria garantido uma cadeira.

EQUÍVOCO – I

É com base nesta mesma matemática que já há, nos bastidores da política local, muita gente fazendo contas. Uma delas é de que, com a enxurrada de candidatos majoritários, deverá ampliar a dificuldade de os partidos, que hoje detêm a maioria das cadeiras na Câmara de Piracicaba, mantê-las, principalmente o Cidadania e o PSDB, que, somadas, passaram a ter 12 edis.

TÁTICA

O Partido Liberal (PL) do vereador Trevisan Júnior, que tem como pré-candidato a prefeito o empresário e ex-vereador José Pedro Leite da Silva, se fortaleceu para a eleição deste ano. A tática do PL foi montar uma chapa competitiva de pré-candidatos a vereador para ajudar a impulsionar a dos majoritários. Analistas de plantão da bancada do Capiau consideram a chapa uma das melhores que o partido já teve.

CARA NOVA

Nesta toada de mudanças na política, uma das caras novas é da advogada Vivian Previde. Ela que é responsável pelo Departamento Jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba, conselheira da AATSP (Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado de São Paulo), membro Parecerista da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio de São Paulo) e está cursando especialização em “Economia do Trabalho e Sindicalismo”, pela Unicamp, também se filiou a PL. E a novidade é ela ser candidata a vice do pré-candidato Zé Pedro. Questão de tempo para definir, já que o prazo vai até dia 15 de agosto.

BOM SENSO?

Leitor assíduo deste Capiau faz uma pergunta ao prefeito Barjas Negri (PSDB) e, claro, também ao secretário da Saúde, Pedro Mello: trabalhar e abrir comércio não pode; agora, para a inauguração de posto de saúde, chama a população? E lamenta, porque está difícil “engolir” isso, pelo menos para os que pensam em bom senso, pelo trabalho que se faz em Piracicaba contra o coronavírus.

FRAUDE?

E o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido) – com seus exageros e alguns acertos (…) – não apresentou provas de fraude nas eleições de 2018. Ele diz que, se não as houvesse, teria sido eleito no primeiro turno. Difícil entender o que é Política e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima