Obras do novo Terminal do Piracicamirm estão aceleradas

 

Obras no Terminal do Piracicamirim devem terminar em agosto – Crédito: Eleni Destro/CCS

As obras do novo Terminal Piracicamirim continuam aceleradas. As pistas de rolagem e as plataformas já foram concretadas. Os trabalhos, agora, se concentram na preparação da estrutura metálica, que será totalmente lixada para receber pintura com tinta branca e, na sequência, as telhas que cobrirão o terminal. O próximo passo será a execução de toda parte elétrica.
De acordo com o departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), máquinas trabalham para demolir uma parte que ainda restava do TPI antigo, no entorno das bilheterias, para ajuste de calçamento e instalação de duas faixas elevadas, para travessia de pedestres com segurança. O novo TPI tem investimento de R$ 5.329.391,21, o que representa uma economia de 23,84% do valor previsto, que era R$ 6.997.779,12. A empresa responsável é a Construtora Maxfox LTDA. O terminal segue os padrões do Terminal Vila Sônia, entregue no final de 2017, e do Terminal Paulicéia, inaugurado em agosto do ano passado.
O novo TPI tem plataforma com 1.347,00 m2, área coberta de 2.513,00 m2 com tela anti-pássaro, iluminação LED, pista de rolagem em concreto para receber 12 ônibus ao mesmo tempo (2 a mais que o antigo), além de 7 vagas para ônibus reserva. Um reservatório de água com capacidade de 36 mil litros será instalado.
Fazem parte do projeto, também, área de convívio para motoristas (sala de reunião, refeitório, sanitários), vestiários masculinos e femininos acessíveis, banheiro para família e para ostomizados. São construídos ainda sala para a Guarda Civil, bicicletário e bilheterias
O projeto de acessibilidade ainda contempla as áreas interna e externa do Terminal, onde serão implantadas rampas. O novo terminal também terá piso tátil, rampas de acessibilidade e banheiros acessíveis. Os dispositivos de segurança incluem equipamentos de proteção contra descargas elétricas e de prevenção contra incêndio e câmeras de monitoramento. O investimento em obras de reforma do TPI está previsto no financiamento Mobilidade Médias Cidades. O prazo de conclusão é para agosto deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima