Centro de Triagem do Coronavírus: 525 pessoas em uma semana

Em uma semana de funcionamento, o Centro de Triagem do Coronavírus já atendeu cerca de 525 pessoas. O Centro fica ao lado da UPA Piracicamirim, na Rua Rio Grande do Norte, 135. A unidade, desde o último dia 1º, é a porta de entrada exclusiva de pacientes com problemas respiratórios durante a pandemia da Covid-19. São 200 metros quadrados cobertos, com proteção lateral e piso adequado para o trabalho dos médicos e enfermeiras que estão na linha de frente. “Estamos com uma média de 75 atendimentos diários. Dos 525 pacientes atendidos, 14 foram internados por apresentar Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que também os tornam suspeitos para Covid-19”, explicou Carlos Eduardo Tavares, coordenador das UPAs.
Os pacientes atendidos na unidade – que funciona 24 horas – são divididos basicamente em três níveis: os que apresentem sintomas leves de gripe são medicados e orientados sobre cuidados de higiene individual e domiciliar; os que apresentam síndrome gripal leve são encaminhados à Atenção Básica (Crab, UBS e PSF) e acompanhados à distância, via telefone, e por fim, os que apresentam síndrome respiratória com sinais de alerta são avaliados e encaminhados para a UPA, onde são acompanhados por outra equipe, que avalia os critérios de internação hospitalar nos hospitais de referência (Hospital Regional, Santa Casa e HFC).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, o protocolo foi traçado em equipe, com a participação de coordenadores da Atenção Básica, do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), da Urgência e Emergência e dos hospitais. “Tudo foi pensado tecnicamente para dar mais segurança à população neste momento, garantindo assim um atendimento qualificado”, disse.
Pedro Mello ressaltou ainda que as famílias devem se proteger, evitando qualquer tipo de aglomeração. “O desrespeito à barreira sanitária estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo, prorrogada para até o dia 22 de abril e seguida pelo Governo Municipal, poderá trazer consequências graves. Com a colaboração de todos, acredito que a travessia será com menores dificuldades”, enfatizou.
Em caso de dúvidas sobre prevenção, sintomas e a necessidade de atendimento médico, o munícipe pode entrar em contato com a Central de Atendimento exclusiva para orientação sobre o coronavírus. A equipe de atendimento telefônico está à disposição da população das 8h às 20h, de segunda a sábado, por meio do telefone: 0800-774-8080 (ligação gratuita).
CARRO DE SOM

Dois veículos (carros de som) informando à população sobre ações de combate e orientações ao coronavírus estão circulando há duas semanas pelas ruas e avenidas da cidade. Além de falar sobre higiene básica, como lavar as mãos, usar álcool em gel e cobrir o rosto ao tossir e espirrar, a mensagem enfatiza também a importância de manter o isolamento social. Nessa terça (7), os veículos percorreram os bairros Campestre, Higienópolis, Jardim Califórnia, Caxambú, Costa Rica, Jardim das Flores, Monte Cristo, Monte Líbano, Minas Nova, Parque dos Eucaliptos, Cecap, Eldorado, Santa Rita, São Francisco, Taquaral, Tupi e Jardim Bartira. A ação já foi realizada e será reforçada nas Regiões Central e Oeste, e nos bairros rurais de Santana e Santa Olímpia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima