Saúde: Nova UPA Vila Cristina recebe mobília

Na última sexta (3), a nova UPA começou a receber mobílias – Crédito: Romualdo C. Filho

A nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina deve ficar pronta e entrar em operação, em caráter emergencial, ainda este mês. A estratégia do governo municipal é estruturar a unidade para que funcione como uma ampla retaguarda aos hospitais no combate ao coronavírus. As atividades serão iniciadas com dezenas de leitos de observação voltados aos pacientes com síndrome respiratória, avaliados e encaminhados pelo Centro de Triagem do Coronavírus, na UPA Piracicamirim.
Desde a última sexta (3), a nova UPA começou a receber mobílias. Camas, mesas, armários, poltronas, biombos, comprados pela prefeitura, que estavam guardados em espaço cedido pelo Hospital Regional especificamente para equipá-la, começaram a ser transportados à unidade. A unidade só pode abrir as portas em abril devido à articulação do prefeito Barjas Negri (PSDB) e do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello.
De acordo com Mello, a unidade tem uma estrutura robusta e vai servir de anteparo, minimizando o impacto na demanda por leitos hospitalares, caso a pandemia evolua conforme previsão dos especialistas. “Será uma unidade com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba. Ela se tornará um equipamento com leitos intermediários, estratégico neste momento de pandemia”, disse.
A nova UPA Vila Cristina é considerada um empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.
CARRO DE SOM

Um carro de som, informando à população sobre ações de combate e orientações ao coronavírus, está circundo em diversos bairros. Além de falar sobre higiene básica, como lavar as mãos, usar álcool em gel e cobrir o rosto ao tossir e espirrar, a mensagem enfatiza também a importância de manter o isolamento social. Há duas semanas, o carro percorre a cidade. A ação teve início na área central, passou pela região Oeste e em dois bairros rurais, Santa e Santa Olímpia. A próxima área que receberá o carro será a região Norte.
VEREADORES

O prefeito Barjas Negri e o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, visitaram a nova unidade no último sábado com um grupo de vereadores. Na ocasião, todos puderam acompanhar o início da instalação dos móveis que continuará nesta semana. A intenção do prefeito, além de antecipar a conclusão da obra em dois meses, e funcionar a UPA Vila Cristina e região no final deste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima