Prefeitura antecipa conclusão da nova UPA Vila Cristina

Estacionamento terá capacidade para 44 veículos e 19 motos 11 – Crédito: Divulgação/CCSs

A Prefeitura montou força-tarefa, que reúne todas as secretarias municipais, para antecipar a conclusão das obras da nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina em dois meses. O prazo para término e funcionamento da unidade é até o fim deste mês. A nova UPA Vila Cristina poderá ser um dos pontos de atendimento aos pacientes que apresentem sintomas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A iniciativa é mais uma das ações da Administração para o enfrentamento da pandemia e a redução dos seus efeitos na cidade. A nova UPA fica na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no bairro Jaraguá.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Vlamir Schiavuzzo, todas as secretarias estão unidas para colocar o equipamento de saúde em funcionamento até o fim deste mês. “Esperamos, no menor tempo possível, até final de abril, finalizar esta obra para atender a população. Há muitas pessoas trabalhando, de todas as secretarias municipais, porque obra é muito importante para a população neste momento de crise causada pelo coronavírus”, explica.
A Nova UPA Vila Cristina é considerada um empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, a unidade trará ainda mais qualidade à rede de pronto atendimento. “Será uma unidade horizontal, humanizada, com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba”, afirma.
Desde o mês passado, o prefeito Barjas Negri (PSDB) já vinha discutindo como antecipar a conclusão da UPA para integrar a infra-estrutura da rede municipal de saúde na “guerra” contra o coronavírus. Nesta semana, dentro do planejamento, com reuniões setoriais, foi centralizado o atendimento de suspeitos de Covid-19 no Centro de Triagem do Coronavírus, ao lado da UPA Piracicamirim. Barjas comentou que essa força-tarefa, neste momento, garantirá a antecipação da conclusão e o funcionamento da nova UPA da região da Vila Cristina e Jaraguá.
ESTACIONAMENTO

A Prefeitura concluiu o estacionamento que vai servir à nova UPA Vila Cristina, com capacidade para 44 veículos e 19 motos. O estacionamento integra pacote de melhorias e remodelações viárias que vai beneficiar 19 pontos de 14 bairros de Piracicaba. O investimento será de R$ 3,5 milhões, o que significa uma economia de 12% em relação ao valor previsto, que era de R$ 4,01 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Trânsito. A vencedora foi a Pontualli Construtora e Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima