Acolhimento: Consultório de Rua ficará no Centro do Morador de Rua

Profissionais ficarão à disposição no Ginásio do Jaraguá – Crédito: Prefeitura de Piracicaba

Teve início nessa sexta (3), a transferência da sede da equipe de saúde do Consultório de Rua para o Ginásio de Lutas e Artes Marciais, localizado no bairro Jaraguá, que se tornou o Centro de Acolhimento do Morador em Situação de Rua. Os profissionais ficarão à disposição dessas pessoas com serviços de enfermagem, cuidados diversos e assistência social.
As atividades médicas vão começar nesta segunda (6), sempre no período da manhã, com clínico geral ou médico de família. Os moradores em situação de rua terão, também no local, atendimento semanal com psiquiatra, bem como terapia ocupacional, de segunda à sexta-feira. Todos os serviços de saúde contarão com o apoio do Departamento de Atenção Básica. Os serviços de assistência social serão dos profissionais da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).
Aos sábados e domingos, os assistidos, caso precisem de atendimento médico de urgência, serão encaminhados a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para atendimentos diversos, ou ao Centro de Triagem do Coronavírus, na UPA Piracicamirim, em caso de síndrome respiratória. Sempre com o apoio, se necessário, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Serão desenvolvidas também orientações de saúde bucal pelas equipes do Departamento de Saúde Bucal, com distribuição de kits de higiene, como pasta e escova de dente. O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, disse que a primeira semana será um laboratório para dimensionar a demanda por serviços de saúde. “Se necessário, ampliaremos a contingente de profissionais no local”, afirmou. Ele explicou também que o ginásio foi preparado para a função e tem capacidade para atender toda a população de rua da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima