PL autoriza repasse a projeto da Associação Ilumina

Carreta Ilumina tem capacidade de realização de 2.800 procedimentos mensais – Crédito: RS Press

O prefeito Barjas Negri (PSDB) enviou à Câmara de Vereadores PL (Projeto de Lei) que autoriza o município a firmar convênio com a Associação Ilumina para o repasse de R$ 250 mil ao projeto de Rastreamento Ativo Organizado. O projeto é destinado ao atendimento e realização de procedimentos para o rastreio de câncer de mama, boca e pele. O recurso é proveniente de emenda parlamentar do senador José Serra.
Na justificativa, o prefeito ressalta que o objetivo da parceria é diagnosticar e viabilizar os atendimentos/procedimentos de rastreio na Carreta Ilumina, que circulará pelos bairros, e no Hospital Ilumina. Ainda segundo Barjas, o projeto é de grande importância para o município, já que atenderá um número maior de usuários do sistema de saúde, com a prevenção e consequente diminuição de ocorrência de câncer avançado, reduzindo custo do tratamento.
A Carreta Ilumina tem capacidade de realização de 2.800 procedimentos mensais, sendo 1.000 mamografias, 500 avaliações de câncer de boca, 680 coletas para avaliação de câncer de colo de útero e 620 avaliações de câncer de pele. O Hospital Ilumina também realiza o rastreio de câncer, atendendo por agendamento e demanda espontânea. “A Fundação agradece a iniciativa do prefeito Barjas Negri de nos repassar esse aporte do senador José Serra, considerando a importância do rastreamento que continua após a passagem da pandemia do coronavírus. É importante ressaltar que nosso prefeito foi visionário ao direcionar esse recurso ao projeto porque ele servirá não somente à prevenção do câncer, já que toda estrutura também será disponibilizada para o combate à pandemia. Por isso, é importante termos o apoio da Câmara”, explicou a médica Adriana Brasil, fundadora e presidente da Fundação Ilumina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima