Itapuã e Colônia: Prefeitura retira 24 toneladas de lixo e entulho de córregos

Córrego da Colônia antes da limpeza e desobstrução – Crédito: Divulgação

Além dos estragos causados pelas fortes chuvas no mês passado, os córregos da cidade continuam sofrendo com o descarte irregular de lixo e entulho por uma parcela da população. Na semana passada, equipes de trabalho da Prefeitura de Piracicaba, coordenadas pela Defesa Civil, retiraram cerca de 24 toneladas de lixo, entulho e material orgânico dos córregos Itapuã e da Colônia.
Desta vez, os trabalhos de limpeza foram realizados em dois pontos do córrego da Colônia (na travessa Liberdade e nas proximidades da avenida Raposo Tavares) e num trecho do córrego Itapuã (na avenida Pedro Habechian), conta Odair Mello, diretor da Defesa Civil de Piracicaba.
“Estava tudo obstruído novamente. Fora os galhos, troncos e folhas que foram carreados pelas fortes chuvas de fevereiro, infelizmente encontramos muito material jogado pelas pessoas. Tinha cobertores, colchões, madeiras, berços, garrafas, pneus, pedaços de plástico e até capacete”, relata Mello. “Foram três caminhões tipo ‘truck’ carregados, com umas 24 toneladas de lixo”, calcula.
Mello observa que todo esse material estava obstruindo manilhas e que isso, consequentemente, provoca transtornos à população dessas áreas. “Com essa obstrução das manilhas, a água desses córregos acaba invadindo ruas e avenidas. A chuva, claro, causou um estrago. Mas ela não fez tudo isso sozinha, as pessoas também colaboraram”, diz o secretário.
Coordenada pela Defesa Civil, a limpeza dos córregos conta com a participação de equipes da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e da Semob (Secretaria Municipal de Obras). Desde o início do ano, mais de 100 toneladas de entulho, lixo e material orgânico foram retirados pela Prefeitura de Piracicaba de dentro de córregos da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima