Contra a gripe: campanha de vacinação tem início com idosos

Sandra Negri, primeira-dama, é vacinada contra gripe – Crédito: Divulgação/Prefeitura

O prefeito Barjas Negri (PSDB), a primeira-dama Sandra Negri, e o vice-prefeito José Antonio de Godoy foram vacinados contra a gripe na manhã de ontem (23). “O ato foi uma demonstração da importância da vacina e um exemplo que todos os idosos devem seguir neste momento delicado. A prevenção contra a gripe é fundamental diante da escalada do coronavírus. Protegidos da Influenza e seu potencial agravamento, esse público não precisará recorrer aos atendimentos de urgência e emergência, que devem estar reservados aos casos da Covid-19”, disse Barjas Negri.

A campanha de vacinação teve início nesta segunda-feira (23). Todos os postos de saúde do município vão atender a população em seus horários habituais (Crabs e UBSs, das 8h às 15h, e USFs, das 8h às 16h). Também haverá vacinação no Crab Paulista e no Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina – de segunda a sexta, das 9h às 15h – e na Cadme (Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas) – às segundas e quartas, das 9h às 13h, a partir desta quarta-feira (25).

Para evitar aglomerações, os profissionais das unidades estão auxiliando na organização da fila para que as pessoas mantenham distância de aproximadamente 1 metro uma das outras. É importante ressaltar que a população deve se informar nos canais oficiais da Prefeitura de Piracicaba (www.piracicaba.sp.gov.br) e que a vacinação segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde. No município não ocorre convocação por ordem alfabética.

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus. Apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus, ajuda no diagnóstico diferencial do mesmo. Vale lembrar que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza e H1N1 na população e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A síndrome gripal é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção – idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, crianças menores de 5 anos de idade, gestantes e outras condições especiais. Assim, a vacinação dos grupos prioritários é fundamental como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima