Entidades esportivas renovam termo de colaboração

Chamamento permite ao poder público apoiar o esporte de base – Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), renovou recentemente o termo de colaboração (chamamento público) com as entidades Associação Desportiva Fran TT e Associação Piracicaba de Taekwondo pelo período de 12 meses com objetivo da execução de serviços nas áreas do esporte, do lazer e/ou das atividades motoras. O chamamento atende a Lei Federal 13.019/2014, de 31 de julho de 2014 e suas alterações são regulamentadas pelo decreto Municipal nº 1.093 de 1º de junho de 2017. Dessa forma, Piracicaba passa a atender as determinações do Marco Regulatório.

O chamamento público visa o desenvolvimento das modalidades no município, bem como a montagem das equipes de competição e a representação da cidade nas competições oficiais promovidas por Ligas, Associações, Federações e Confederações da modalidade; e ainda nas competições promovidas pelos órgãos oficiais de esporte do estado de São Paulo como Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais do Idoso, Jogos Estaduais do Idoso, Jogos da Juventude e também de competições especificas da modalidade e também nas competições de órgãos do esporte do Governo Federal sempre dentro das possibilidades orçamentárias e com o acompanhamento e apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, contribuindo assim para o desenvolvimento do esporte local.

Com três núcleos espalhados pela cidade, sendo dois de massificação e um de treinamento, a Fran TT atende atualmente 200 atletas a partir dos 7 anos até a terceira idade, sendo que muitos desses atletas representam Piracicaba nas competições realizadas ao longo do ano como Jogos Regionais e Jogos Abertos. “O tênis de mesa é uma modalidade com muita tradição na cidade. Temos muito orgulho de levar Piracicaba para o mundo com nossos resultados e, para isso, é fundamental poder contar com o apoio da Prefeitura e dar sequência nesse trabalho”, enaltece Francine Camargo Mendes, presidente da Associação Desportiva Fran TT.

As aulas dos núcleos de massificação da entidade acontecem no Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo (avenida Alberto Vollet Sachs, 2.300, no Morumbi) às quartas e sextas, das 18h às 21h, e no Sesi Mário Dedini (avenida Luiz Ralph Benatti, 660, Vila Industrial) às quartas, das 14h às 16h. Já o núcleo de treinamento fica no Centro de Treinamento Fran TT (rua Joana D´Arc, 865, Jardim Monumento). Os técnicos responsáveis são Fábio Lopes, Cenoura (massificação) e Paulo Camargo (formação esportiva).

Com quatro núcleos de iniciação esportiva instalados em escolas da cidade, o Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon oferece treinos da modalidade de taekwondo às segundas, terças, quartas e quintas-feiras atendendo mais de 150 crianças e adolescentes. Os núcleos de taekwondo funcionam nos seguintes locais, dias e horários: Escola Municipal Edilene Marli Boghese – avenida Thales Castanho de Andrade, 1.600, Parque dos Eucaliptos – às segundas e quartas, das 18h às 19h; Escola Municipal Elizabeth Cruz – avenida Frei Francisco Antônio Perin, 600, Kobayat Líbano – às segundas e quartas, das 19h30 às 20h30; Escola Municipal Aracy de Moraes Terra – avenida Prof. Antônio Sanches de Oliveira, 199, no Residencial São Luiz – às terças e quintas, das 17h30 às 18h30; Escola Estadual Adolpho Carvalho – rua Alameda Melvin Jones, 223, Parque Cecap 1 – às segundas e sextas, das 7h às 8h40; CAR Dojan Nippon – rua Dr Otávio Martins de Toledo, 166, no bairro Castelinho – às terças e quintas, das 16h30 às 17h30, e aos sábados, das 11h ao 12h.

“Realizamos treinos avançados em nossa sede com os talentos descobertos nos projetos todas às terças, quintas e aos sábados. Além disso, como medida de ação para o ano de 2020 serão realizados campeonatos internos mensais no intuito de promover o esporte”, explica Frederico Mitooka, gestor do projeto. Informações podem ser obtidas por meio do telefone 99223-1958 (Leidiane).

O prefeito Barjas Negri (PSDB) ressalta a importância do poder público no apoio ao esporte de base, contribuindo para o crescimento das entidades amadoras da cidade. “É um orgulho saber que o apoio de hoje ajuda o atleta do amanhã. Esse mesmo atleta que hoje precisa de nossa colaboração para crescer é o mesmo, que amanhã levará o nome de Piracicaba a todos os cantos do Brasil e do mundo”, disse Barjas Negri.

Os projetos aprovados são voltados para o desenvolvimento motor geral e/ou específico de crianças e adolescentes por meio da prática de atividades desportivas e físicas orientadas, bem como para a iniciação ao desporto de maneira geral e/ou específica, por meio do Desporto de Rendimento, Lazer Fisico-Esportivo e Paradesporto.

As entidades que renovaram o termo de colaboração são: valor R$ 136 mil – Associação Desportiva Fran TT (Modalidade Tênis de mesa) e valor R$ 161.921,60 Associação Piracicaba de Taekwondo (Modalidade Taekwondo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima