Assistência Social: Fórum Sudeste de Gestores reúne 49 cidades

Eliete Nunes, durante a realização do Fórum, no último dia 11 – Crédito: Divulgação

Piracicaba reuniu no último dia 11, 49 municípios paulistas e mais de 200 pessoas no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, para o 2º Fórum Sudeste de Gestores da Assistência Social, que teve realização da Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais – Coegemas-SP, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e da Secretaria de Educação e do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social).

Os municípios, que vieram a Piracicaba com gestores da assistência social no Estado, mas também com os técnicos das equipes que compõe os serviços sociassistenciais, puderam saber um pouco mais sobre o pacto federativo e como ele se materializa na execução e implantação do Sistema Único de Assistência Social – Suas, além de poderem sanar dúvidas com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e com a Secretária Nacional de Assistência Social, Mariana de Souza Machado Neris.

O evento, que permaneceu lotado durante toda manhã, ainda contou com homenagens aos gestores e gestoras municipais que ao logo da trajetória de construção do Coegemas construíram e consolidaram o Colegiado.

Presente na solenidade de abertura, o Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, lembrou que o desafio da gestão pública para administrar as demandas que aumentam quando a crise aparece é grande, inclusive porque os recursos, com a crise, sempre diminuem e a conta não fecha. “Estamos na mais profunda recessão dos últimos 50 anos e quando isso acontece se deterioram as finanças públicas e as demandas sociais aumentam. Senão fazemos as parcerias, ora com o Estado, ora com a União, nós não daríamos conta das demandas. O gestor tem que fazer mais na crise e com menos recursos. A tarefa é delicada. Por isso espero que vocês tenham um bom encontro, debatam, troquem ideias sempre no intuito de aprimorar e implantar as políticas.”

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social -Smads e Presidente do Coegemas-SP, Eliete Nunes, exaltou a participação de todos no evento, agradeceu as presenças e reafirmou que encontro como estes, que congregam os gestores, auxiliam sempre no fortalecimento e consolidação da Assistência Social.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – Finalizada as palestras e diálogos e feitas as homenagens, a mesa diretora do Coegemas-SP apresentou a prestação de contas, demonstrando como os recursos do Colegiado foram investidos e qual o valor que há em conta para a continuidade dos trabalhos do Colegiado. Feita esta apresentação, ainda foi lançado boletim de prestação de contas , que foi enviado a todos os municípios paulistas contando um pouco da atuação da Frente Paulista desde 2017.

RENÚNCIA – No encerramento da atividade, Eliete Nunes renunciou ao cargo de presidente do Colegiado, para segundo ela, ir atrás de novos projetos e novos sonhos. Para ocupar o cargo, a gestora de São João da Boa Vista, Eliane Buciman, que ocupava o cargo de 1ª vice-presidente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima