Thales de Andrade: Academia de Letras inaugura sala

Nova sala fica no interior do Centro Cultural do IBA – Crédito: Divulgação

A APL (Academia Piracicabana de Letras) organizou importante homenagem ao escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade, no último sábado (14), ocasião em que se comemorou também o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao nascimento de Castro Alves. Os poetas Esio Pezato e Athaide Negreiros, versejaram em homenagem a Alves. E um jogral de poetisas e escritoras ligadas a APL, fez neste formato de comunicação uma homenagem “a maior criança grande do Brasil”, como o cognominou João Chiarini, fundador da APL.

A nova sala está localizada no interior do Centro Cultural do IBA (Instituto Beatriz Algodoal), na rua São José, que além de exposição sobre a artista piracicabana, tem abrigado inúmeros eventos, da APL, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), entre outros. “Esta sala agora fará parte das nossas atividades e abrigará parte do acervo da APL, que deixará para que m quiser consultar, obras de escritores piracicabanos”, destaca a diretora do IBA, Nilce Moreira.

Para o presidente da APL, Vitor Vencowski, a partir de agora, a Academia irá empreender esforços para ampliar a divulgação do patrono Thales de Andrade, incentivando a realização de palestras, debates sobre sua obra. “A Câmara Municipal instituiu há tempos essa homenagem, mas ela caiu no esquecimento de todos. Mas nós vamos trabalhar intensamente para reavivar entre os piracicabanos a importância deste escritor”, enfatiza.

Na ocasião, foram distribuídos vários exemplares de opúsculos contendo resumos da obra de Andrade e anunciado que, em breve, seu busto será encaminhado também a esta sala. Ele está sendo recuperado pelo artista plástico piracicabano Marcos Crivelari. Ao final do evento, foi descerrada placa comemorativa em homenagem a Thales Castanho de Andrade, na sala que agora terá o seu nome eternizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima