Coronavírus: prefeito ampliar ações públicas de combate

Prefeito Barjas reuniu todos os secretários, ontem (16) – Crédito: Divulgação/Prefeitura

O prefeito Barjas Negri (PSDB) reuniu ontem (16) pela manhã, todos os seus secretários para discutir mais ações públicas frente ao coronavírus (Covid-19). Atualmente, em Piracicaba são 23 casos suspeitos e 12 descartados. Barjas abriu a reunião fazendo um balanço dos dois outros encontros com os responsáveis pelos hospitais da cidade e com os dirigentes de ensino. A Prefeitura de Piracicaba, segundo o prefeito, vai continuar prestando serviços à população. Por isso, pediu que todos secretários se reúnam com suas equipes e comecem a propor algumas medidas preventivas para evitar aglomerações de pessoas. Porém, sem pânico e sem desassistir a população neste momento.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, falou dos casos suspeitos de coronavírus na cidade e de que não existe qualquer caso confirmado da doença em Piracicaba, felizmente. Pedro explicou que para o coronavírus não há vacina e a melhor solução é a prevenção, desde o lavar bem as mãos com água e sabão até evitar as aglomerações.

Os secretários relataram as suas preocupações e algumas decisões já foram tomadas, entre elas: a Secretaria Municipal de Educação cancelou ontem, o curso de formação para 240 professoras;– a secretária Rosângela Camolese, da SemacTur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo), disse que no domingo (15) esteve reunida com produtores do eixo Rio/São Paulo e que decidiram suspender algumas apresentações. Como exemplo: o show do cantor Moacir Franco, previsto para o próximo dia 04 de abril; no projeto Guri as aulas foram suspensas por decreto do governador João Doria. O projeto é uma parceria da Prefeitura e o Governo do Estado; a Orquestra Sinfônica de Piracicaba também suspendeu uma apresentação no dia 28 de março. Durante a reunião, a secretária Rosângela Camolese recebeu a informação de que a diretoria do Centro Rural de Tanquinho optou por cancelar a Festa do Milho, no próximo final de semana.

Outras ações: o Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), a Procuradoria-geral e a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) deverão suspender, temporariamente, as audiências públicas para as discussões dos planos Diretor de Desenvolvimento e Rural; a Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda) também optou por suspender reunião com ambulantes prevista para sexta (20); feiras e varejões continuam funcionando normalmente.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, disse que já fez contato com a Via Ágil, empresa responsável pelo transporte público da cidade, e o serviço continua normal. Nos terminais, a empresa contratou mais pessoas para as equipes de limpeza para manter sempre à disposição dos usuários papel higiênico e sabão nos sanitários. Num trabalho com a Secretaria de Trânsito, a Via Ágil na entrada/saída dos sanitários vai disponibilizar álcool gel.

A Secretaria de Governo e o Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Associação Cultural Festa das Nações, decidiram não promover o lançamento da 37ª Festa das Nações, na sexta-feira (20).

CASOS SUSPEITOS 

Até as 16h40 dessa terça-feira (16), Piracicaba tinha 23 casos suspeitos de coronavírus e 12 descartados. São eles: homem de 15 anos – histórico de viagem para os Estados Unidos; homem de 28 anos – histórico de viagem para os Estados Unidos; mulher de 35 anos – histórico de viagem para Itália; homem de 63 anos – histórico de viagem para Itália; mulher de 63 anos – histórico de viagem para Itália; homem de 29 anos – histórico de viagem para Itália/Inglaterra; mulher de 29 anos – histórico de viagem para Itália/Inglaterra; homem de 39 anos – histórico de viagem para Inglaterra; mulher de 57 anos – histórico de viagem para França; mulher de 69 anos – histórico de viagem para Itália; mulher de 36 anos – histórico de viagem a Europa; homem de 66 anos – histórico de viagem para os Estados Unidos; homem de 14 anos -histórico de viagem para os Estados Unidos e mulher de 66 anos – histórico de viagem para Curaçao.

Casos que foram registrados (em investigação) entre o fim de semana/ontem (16): homem de 15 anos – histórico de viagem para os Estados Unidos; mulher de 36 anos – contato com pessoa que viajou para Espanha; mulher de 21 anos – (histórico em investigação); homem de 59 anos – histórico de viagem para Portugal; mulher de 66 anos – histórico de viagem para Portugal; homem de 21 anos – histórico de viagem para Estados Unidos; homem de 39 anos – histórico de viagem para divisa Braisl/Argentina; homem de 66 anos – histórico de viagem para Estados Unidos e mulher de 35 anos – histórico de viagem para França. Em todos os casos, as pessoas residem no Brasil, estão em isolamento domiciliar e passam bem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima