Biblioteca da Esalq: egressos de 1978 doam publicações à Divisão

José Epiphanio e Olga Helena Cansiglieri doaram livros – Crédito: Gerhard Waller

O acervo da Divisão de Biblioteca da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ganhou essa semana uma doação especial. Publicações das áreas de olericultura, bovinocultura, adubação, irrigação, estatística, entre outros, num total de 36 livros, foram doados por egressos da turma de 1978. A iniciativa, organizada pelos engenheiros agrônomos José Carlos Neves Epiphanio e Olga Helena Aragon Bonatto Cansiglieri, é o resultado de uma ação que começou em 2019.

No ano passado, Olga e José Carlos dedicaram-se à produção do livro Frutos da Gloriosa. A obra traz a história de 105 alunos da turma de 1978 Esalq, incluindo egressos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Economia Doméstica, é o resultado da obra Frutos da Gloriosa. Nas mais de 400 páginas, o leitor encontra pequenas grandes histórias na forma de contos, escritos pelos egressos da turma de 1978 da Esalq. Segundo os autores, das narrativas feitas de forma leve e prazerosa, quase todas em primeira pessoa, emerge um quadro enriquecedor de experiências de casos pitorescos vividos por jovens sonhadores.

Segundo José Carlos, a publicação foi viabilizada por financiamento coletivo. “A adesão da turma foi tão grande que o montante arrecadado permitiu que fossem distribuídos exemplares gratuitamente para 330 escolas de ensino médio públicas e privadas de todo o país”, conta. O livro também foi disponibilizado para as bibliotecas das unidades da Embrapa e bibliotecas públicas de 120 municípios do Estado de São Paulo.

DOAÇÃO

Com o excedente financeiro – cerca de R$ 5 mil – aportado no financiamento coletivo, José Carlos e Olga consultaram a equipe da biblioteca da Esalq para saber quais obras eram as mais requisitadas ou solicitadas pela comunidade acadêmica. E o resultado foi a aquisição dos 36 títulos, entregues na última segunda-feira. Segundo a equipe técnica da biblioteca, as obras estarão disponíveis para consulta e retirada até o final deste mês de março. Os autores do livro Frutos da Gloriosa aproveitaram a oportunidade e deixaram ainda alguns exemplares da sua obra para ser adquirido na biblioteca central da Esalq.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima