Saúde realiza III Simpósio sobre Tuberculose

Em comemoração ao Dia Mundial do Combate a Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), realiza, no dia 26 de março, o III Simpósio sobre Tuberculose. Os temas são Diagnósticos, Prevenção e Tratamento da doença. O evento é aberto a todos os profissionais de saúde das redes pública e privada do município. “O objetivo do simpósio é mobilizar e envolver os profissionais da saúde da cidade na luta contra a doença, levando informações a toda a população”, diz Ermelinda Esteves, interlocutora do Programa de Ações de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda dentro do mês de março, será realizada, no período de 16 a 30 de março, a ‘Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório’ (pessoa que apresente tosse com expectoração por duas semanas ou mais), com a participação das unidades de saúde da Atenção Básica.

A Busca Ativa para tuberculose envolve todas as equipes das USF (Unidades de Saúde da Família). Os agentes comunitários de Saúde visitam as famílias de suas respectivas áreas de abrangência convidando as pessoas com os sintomas para que façam a coleta de escarro para exame.

As equipes de UBSs e Crabs divulgam a campanha nas salas de espera, nas consultas médicas e de enfermagem, bem como disponibilizam o exame de escarro. A coleta do material é enviada ao Laboratório Municipal, que libera o resultado no mesmo dia (em 4 horas).

Os pacientes identificados com a doença são encaminhados para tratamento junto ao Cedic, que fornece gratuitamente todos os medicamentos e faz o monitoramento de cada caso.

CASOS – Piracicaba tem, em média, 150 a 170 novos casos da doença por ano. Pelo fato de ser de fácil transmissão, de pessoa a pessoa, a tuberculose precisa ser tratada precocemente.

SERVIÇO – III Simpósio sobre Tuberculose: dia 26 de março. Local: Anfiteatro do Cevisa, à rua do Trabalho, 634, na Vila Independência. Inscrições: [email protected]. Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima