Aedes Aegypti: Saúde intensifica ações de combate

A Prefeitura de Piracicaba, por meio de PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), ligado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria Municipal de Saúde, irá intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, nos meses de março, abril e maio, período em que ocorre historicamente maior incidência de casos. Em parceria com a Helpinsect, empresa terceirizada especializada no controle de vetores e pragas urbanas e contratada pela Secretaria Municipal de Saúde, as atividades de rotina serão intensificadas, entre elas, visitas em domicílios, entradas forçadas em imóveis fechados para retirada de criadouros, arrastões e mutirões.

No sábado (7), acontece um novo mutirão de combate ao Aedes, desta vez, no bairro Nova Piracicaba. A ação ocorre das 8h às 13h e a expectativa é visitar 4 mil domicílios quando serão transmitidas informações à população sobre a doença, além da busca de criadouros. De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica no dia 27 de fevereiro, o município registra 169 casos confirmados de dengue em 2020.

O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, explica que o trabalho de orientação e combate se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). “Sempre que temos notificações ou confirmações de casos de dengue, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, explica.

Tom destaca três principais ações que serão intensificadas no período: diminuição de pendências – casas em que as pessoas não são encontradas, porque trabalham. Por conta disso, os agentes, a partir de agora, estarão visitando os imóveis em novo horário: das 9h30 às 19h30 (de segunda a sexta), com objetivo de diminuir as pendências; diminuição da recusa – quando o proprietário do imóvel se recusa a receber os agentes. A equipe será composta com um fiscal do PMCA que poderá notificar o proprietário e, posteriormente, em caso de reincidência, autuar o mesmo; programação diária das atividades de combate ao Aedes será divulgada nos meios de comunicação do município (emissoras de rádio, sites e TVs). Dessa forma, a população saberá onde os agentes estão trabalhando.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, destaca que as ações de combate a dengue são realizadas constantemente pela Prefeitura e a população precisa ter consciência do perigo de contrair as doenças transmitidas pelo mosquito. “Portanto, a população deve colaborar com os agentes de saúde durante a ação permitindo o acesso dos mesmos nas residências. Precisamos de apoio de todos”, enfatiza.

 

No sábado (7), acontece mutirão no bairro Nova Piracicaba – Crédito: Divulgação/Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima