Empem oferece Curso Livre de Filosofia em três módulos

A Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) oferece, neste primeiro semestre, o Curso Livre de Filosofia dividido em três módulos, seguindo uma sequência histórica. O primeiro trata do período que vai da Babilônia a Platão, em que se destaca o nascimento do primeiro sistema filosófico ocidental. O segundo aborda a filosofia cristã e a origem do pensamento contemporâneo. O terceiro módulo explora alguns pensadores contemporâneos, mas pelo viés da superação da mera análise do discurso. Informações detalhadas podem ser obtidas na secretaria da Empem, à rua Santa Cruz, 1.155, ou pelo telefone: 2422-2464.

Cada curso é independente um do outro e o aluno, iniciante ou não, pode escolher qualquer um para começar, porque todos estão estruturados de tal forma a reforçar a importância da filosofia clássica, especialmente Platão e Aristóteles, no entendimento de toda a filosofia ocidental. “Evidente que cada módulo terá um foco diferente, conforme o período histórico, mas todos estão essencialmente interligados”, afirma Romualdo da Cruz, jornalista e professor responsável pelos cursos. “Não se compreende a filosofia grega clássica com segurança, sem conhecer o campo de especulação dos pré-socráticos. Bem como perde-se muito quando o pensamento cristão é explorado sem um mínimo de familiaridade com Platão, Aristóteles e Plotino. O mesmo acontece com Kant e Hegel, por exemplo, porque tudo que eles pensaram não são frutos apenas dos problemas conceituais do seu tempo, mas também do ferramental elaborado pelos pensadores clássicos e medievalistas, como São Tomás de Aquino, Johannes Duns Scotus e Guilherme de Ockham”, explica Cruz.

Em seu convite para os novos alunos da primeira jornada filosófica de 2020, dividida em três módulos, Cruz destaca a necessidade de se voltar à filosofia com desapego e vontade de aprender. “Sem entusiasmo pouco vale dedicar-se à filosofia. No entanto, é preciso precaução e tino para que o desejo de construir caminhos norteadores, que ampliem de fato o domínio do conteúdo, não redunde, ao longo da trajetória, em desencanto ou auto aprisionamento em cadeias de linguagens fáceis e sedutoras, que cegam ao invés de iluminar”, enfatiza.

SERVIÇO

Curso Livre de Filosofia em três módulos: 1. Da Babilônia a Platão – o nascimento do ‘sistema’ filosófico ocidental (aulas aos sábados, das 9h às 10h30); 2. Filosofia cristã e a origem do pensamento contemporâneo (aulas às terças, das 19h30h às 21h); 3. O pensamento contemporâneo e o reverso da análise do discurso (aulas às quartas, das 19h30h às 21h). Cada curso, com duração de quatro meses, custa R$ 500 e pode ser parcelado em até quatro vezes no cartão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima