Comunidade Jatobá recebe projeto de sistema sanitário

Comunidade Jatobá fica na região de Santa Teresinha -Crédito: Divulgação

 

Dignidade, saúde e qualidade de vida para a população, esses são alguns dos benefícios promovidos pelo investimento contínuo em saneamento. Neste sentido, Piracicaba tem se mostrado uma importante vitrine frente ao panorama nacional e, mesmo após o alcance da universalização do tratamento de esgoto, continua fazendo aportes para a manutenção e ampliação dos sistemas para atender a demanda de crescimento vegetativo do município. A concessionária Mirante em parceria com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), por meio do contrato da PPP (Parceria Público-Privada), deu início nessa quarta (19), a uma importante implantação de um novo sistema de esgotamento sanitário que vai beneficiar mais de 55 famílias da comunidade Jatobá, localizada na região de Santa Teresinha.

 

O projeto viabilizado pela área de Engenharia da concessionária está planejado para ser concluído até 6 de março e prevê a realização em duas etapas, com uma estrutura de 14 profissionais dedicados exclusivamente para a execução das obras. Na primeira etapa, serão substituídos 170 metros da rede coletora que atende a rua Miguel de Cillo. Além disso, os procedimentos envolvem o aumento da profundidade da tubulação com o objetivo de captar todo o esgoto da comunidade.

 

Já a segunda fase contempla a implantação de 180 metros de rede coletora de esgoto na viela da comunidade e execução de 55 novas ligações. No total, a operação vai realizar a implantação e substituição de 350 metros de rede com diâmetro nominal de 150 milímetros com profundidade média de 2 metros.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL 

Com o objetivo de orientar e expor as informações técnicas, bem como conscientizar a população local sobre os procedimentos operacionais e os benefícios provenientes do projeto, a área de Responsabilidade Social promoveu encontros com os moradores da comunidade. Além das questões de engenharia, as reuniões envolveram também instruções sobre o uso correto dos sistemas de saneamento, importância da construção da caixa de inspeção e instalação da válvula de retenção, separação das ligações de água de chuva da rede coletora de esgoto, melhorias na saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente advindos pelo investimento em saneamento.

 

“Para a empresa, esse projeto representa uma importante contribuição ao desenvolvimento do município, pois todo e qualquer tipo de investimento em saneamento, confere benefícios imediatos a toda população, que passa a contar com uma estrutura completa de atendimento, redução dos índices de doenças de veiculação hídrica, e passa a integrar um ambiente mais preservado e saudável. Esse é o principal objetivo dessa operação, é oferecer mais dignidade e eficiência no atendimento das demandas dessa região”, destaca Alcarde.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima