Paz E Prevenção/Resolução De Conflitos

Fevereiro é o mês dedicado à área de enfoque Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos, uma grande oportunidade para que todos os clubes pelo mundo planejem e promovam a contínua busca do Rotary pela boa vontade, paz e compreensão entre as pessoas.

Nesse sentido, temos os Centros Rotary pela Paz, que desenvolvem líderes que se tornam catalisadores da paz, prevenção e resolução de conflitos, por meio de treinamento acadêmico, prática e oportunidades de trabalho em rede global. Muitos bolsistas são treinados nestes Centros para as carreiras de construção da paz e servem como líderes em organizações internacionais ou em suas próprias fundações.O Programa de Intercâmbio de Jovens também promove a boa vontade internacional e a compreensão cultural, possibilitando que, anualmente, muitos estudantes do ensino médio morem e estudem no exterior.

É fundamental que se crie uma cultura diferenciada, tanto em termos comportamentais como em valores e ideias, para a manutenção da paz mundial e o respeito aos direitos do próximo. Pensar nas necessidades do outro e manter uma harmonia no grupo em que se vive é primordial para um bom nível de convivência. Os clubes devem trabalhar nessa área de enfoque e o Conselho Diretor de cada um deles planejar melhorias para a comunidade na qual se insere. Vamos unir forças e prover recursos para contribuir com os povos do mundo na resolução de conflitos, nas catástrofes, nas guerras, no que necessário for, para a felicidade da humanidade e para que possamos nos chamar de irmãos e irmãs.

Vivenciemos o lema rotário 2019-20 “O ROTARY CONECTA O MUNDO”, sendo construtores da tão almejada paz!

 

Pedro Luiz Schmidt
Gov 2004-05 de RI –D 4621
Associado ao Rotary Club de Piracicaba-Engenho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima