Estação Esalq: invasão dos javaporcos em áreas agrícolas é tema do podcast

Professor de Zootecnia, Dante Lanna, está no podcast – Crédito: Fabiano Pereira

 

A proximidade entre áreas agrícolas e áreas de preservação ambiental tem gerado um problema ao agricultor brasileiro: a invasão de javalis. Espécie trazida de fora para o Brasil, os javalis buscam refúgio nas áreas de restauração e, por consequência, avançam sobre colheitas e causam estragos na produção. Essa problemática se ampliou a partir do cruzamento de descendentes dos primeiros javalis com porcos domésticos, que resultou no javaporco, espécie que tem se reproduzido em larga escala nas áreas rurais dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

As causas do problema e as formas de controle estão entre os assuntos tratados pelo professor do departamento de Zootecnia da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Dante Pazzanese Duarte Lanna, durante o podcast Estação Esalq desta semana. O professor Dante conversa com o jornalista Fabiano Pereira, da Divisão de Comunicação da Esalq/USP.

 

Segundo o pesquisador, especialista em ruminantes, esses animais chegam a ter múltiplas crias ao ano e, frequentemente, com ninhadas com mais de dez filhotes. Segundo o docente, o crescimento da espécie é explosivo. E o Brasil não é o único país a enfrentar essa invasão. No Texas, EUA, o gasto para minimizar os estragos dos javalis no campo atinge a marca de milhares de dólares.

 

ESTAÇÃO ESALQ

O podcast Estação Esalq está disponível no Spotify, na Apple Poscasts e Google Podcast. Em qualquer uma dessas plataformas, após abrir o aplicativo, digite Estação Esalq em “Buscar”. Depois clique em “Seguir”. É possível ouvir apenas um episódio em streming ou baixar qualquer episódio para ouvi-lo off-line.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima