Esalq/USP recepciona estudantes estrangeiros

Nesta sexta, os estudantes se reúnem pela manhã, em frente ao Edifício Central – Crédito: Gerhard Waller

 

Para aprimorar conhecimentos em áreas específicas e vivenciar a cultura brasileira, estudantes de vários países chegam todos os anos na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Alguns, como o chileno Eduardo Pizarro, desembarcam para passar um semestre. Outras, como a francesa Tallulah Ivachkevitch, chegam para ficar até um ano e meio.

 

Eduardo, Tallulah e outros estudantes de países como a Holanda, os Estados Unidos, o Peru, entre outros, escolhem a Esalq com a intenção de aprender um pouco mais sobre agricultura tropical, silvicultura, meio ambiente, entre outras áreas nas quais a instituição é referência. “Pretendo conhecer mais tecnologias aplicadas à silvicultura, além de poder praticar um idioma diferente, participar da vida cultural e ter contato com os recursos naturais do Brasil”, conta o chileno Eduardo, estudante de Engenharia Florestal na Universidade do Chile, em Santiago.

 

Tallulah é mais uma que chega para cursar o duplo diploma, programa especial que a Esalq mantém com universidades francesas e permite que franceses e brasileiros cursem a metade da graduação no país parceiro e assim tenham o diploma validade no Brasil e na União Europeia. “Sempre tive interesse em conhecer um país tropical, gosto do calor e das florestas e busco aqui descobrir oportunidades no mercado de trabalho”, explica a estudante da Isara-Lyon.

 

Para acolher esses estudantes, o SVAInt (Serviço de Atividades Internacionais) da Esalq preparou, para os dias 13 e 14 de fevereiro, uma programação denominada Orientation Day. A recepção ocorreu na manhã de quinta-feira, quando os estrangeiros assistiram uma apresentação institucional na Sala da Congregação, acessaram os primeiros documentos como cartão USP, mapa do campus, Guia do Estudante Internacional e as orientações acadêmicas e administrativas básicas. Na sequência realizaram um tour pelo campus e, no período da tarde, realizaram a entrega da documentação no escritório do SVAInt e receberam orientações sobre trâmites burocráticos na Polícia Federal.

 

Nesta sexta (14), os estudantes se reúnem pela manhã, em frente ao Edifício Central, quando partem junto com alunos de graduação da Esalq e uma guia oficial do município, para um roteiro turístico e cultural na cidade. A tarde da sexta está reservada para atendimentos individuais e esclarecimento de dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima