Sesc: Programação de Literatura discute gênios italianos

A atividade faz parte do Projeto Encontros com a Literatura – Crédito: Divulgação

 

O Sesc Piracicaba promove nesta quinta (13), nos dias 21 e 27 de fevereiro, o curso “Gênios Italianos pela Literatura: de Dante a Leonardo, de Galileu a Umberto Eco”. A atividade faz parte do Projeto Encontros com a Literatura, que tem como objetivo trazer discussões e reflexões sobre o universo da literatura e também estimular a prática da leitura. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

 

O curso, que acontecerá das 19h30 às 21h30, será ministrado pelo professor Sérgio Mauro, aposentado de língua e literatura italiana da Unesp/Araraquara, com experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Possui mestrado em Letras, doutorado em Literatura Brasileira e pós-doutorado em Linguística, Letras e Artes.

 

Os encontros serão divididos em três módulos. No primeiro, amanhã, serão as seguintes temáticas: Contradições e traumas comuns a grandes gênios italianos (do século XIV aos nossos dias; A necessidade de conciliar a fé cristã e a admiração pela cultura clássica pagã: Dante e Petrarca; A “transgressão” do humanista Boccaccio: erotismo e anticlericalismo no “Decamerone”; A ausência de uma nação italiana unida e a repercussão na poesia de Dante e de Petrarca.

 

No segundo encontro, em 21 de fevereiro, os temas são: Leonardo da Vinci; O cristão Galileu Galilei que ousou desafiar a Igreja católica; Galileu e a descoberta do mundo macroscópico; Francesco Redi e a descoberta do mundo microscópico; Alessandro Volta na poesia de Vincenzo Monti. No terceiro, em 27 de fevereiro: Leopardi : a  consciência elevada ao máximo; Manzoni e a inserção do pobre na literatura oficial; Pirandello e a descoberta das múltiplas verdades; Italo Calvino entre a fábula e o engajamento político; Umberto Eco e a superação das verdades absolutas e das fés cegas.

 

SERVIÇO

Curso Gênios Italianos pela Literatura: de 13 a 27 de fevereiro, das 19h30 às 22h. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento. Local: Sala do Curumim do Sesc Piracicaba, à rua Ipiranga, 155, no Centro. Telefone: (19) 3437-9292.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima