Guarda Civil realiza treinamento de aperfeiçoamento

Treinamento será especificamente para o Pelotão Escolar –

 

A Guarda Civil Municipal de Piracicaba inicia o 1º treinamento do EAP (Estágio de Aperfeiçoamento Profissional) de 2020, neste final de semana, cujo conteúdo é voltado para as atividades cotidianas dos profissionais. No domingo (9), será a abertura oficial deste treinamento, que é regulamentado pelo Estatuto dos Guardas Civis e através de um convênio com o armamento da Polícia Federal.

 

O treinamento será realizado especificamente aos guardas do Pelotão Escolar, no sábado (8), das 7h às 19h, com aulas teóricas, na sede da Guarda Civil, e no domingo, das 8h às 20h, com a aulas práticas, na antiga pedreira da Equipav. O treinamento teórico abrange assuntos como Patrulha Maria da Penha, atualização jurídica, controle emocional, primeiros socorros, dentre outros.  E no domingo os guardas passarão também por aulas de tiros práticos. O próximo treinamento será realizado aos guardas municipais dos agrupamentos da Romu, Canil, Motos e Rural.

 

O presidente do SindGuarda (Sindicato Servidores Guarda Civil Municipal), o guarda civil Gisson Amorim Costa, ressalta a importância de iniciar este treinamento com a Pelotão Escolar.  “A Ronda tem o ano todo para fazer o trabalho com um público muito sensível, que são os alunos das escolas municipais. Dando apoio também a outras escolas, como as estaduais, e até mesmo as particulares que solicitam a ajuda do Pelotão Escolar”, afirma.

 

Atualmente, a Guarda conta com oito viaturas do Pelotão Escolar, atuando com 25 profissionais que executam trabalhos emergenciais nas escolas como, engasgamento, crianças com mal súbitos, combate a entorpecentes, assédios, além de problemas com drogas e tráficos em frente às escolas.

 

Segundo Amorim, a Guarda executa um projeto de treinamento chamado de Educação há mais de seis anos, nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação. “Os guardas treinados ministram aulas de prevenção às drogas, gravidez na adolescência, por exemplo. Possuímos um calendário da própria secretaria e circulamos nas escolas municipais durante o ano, realizando esta atividade extra curricular. A Guarda Municipal atende em torno de 24.000 ocorrências no ano e é considerada uma das forças mais importantes de Piracicaba em questões e segurança pública preventiva”, destaca.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, José Valdir Sgrigneiro, ressalta o profissionalismo de Amorim. “O envolvimento constante em treinamentos do presidente do SindGuarda, Gisson Amorim, e sua transferência de experiência e conhecimento transforma os GCMs em uma força policial preparada para qualquer situação”, enfatiza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima