Ameaças e oportunidades

Vitor Pires Vencovsky

 

A tecnologia está sempre associada a uma novidade que promete promover mudanças numa determinada realidade. E, como instrumento de mudança, pode representar o surgimento de ameaças e oportunidades. São duas situações opostas, que são tratadas de acordo com o ponto de vista do observador.

A tecnologia, geralmente, substitui uma realidade já existente e consolidada por outra nova e mais eficiente. Para as pessoas dependentes da situação anterior, isso pode representar um grande problema. Por exemplo, perda de emprego e fechamento de empresas. Para aqueles que estão no comando da introdução das novas tecnologias, as novidades representam grandes oportunidades.

O processo que envolve a introdução de novas tecnologias sempre existiu e é muito mais frequente do que podemos imaginar. A partir da popularização da Internet há 25 anos, o uso dos serviços de correio eletrônico (e-mail) foi uma grande ameaça para as empresas de correios ao redor do mundo. Mensagens e documentos começaram a ser enviados eletronicamente, praticamente extinguindo os serviços que por séculos funcionou com a ajuda dos carteiros. Por outro lado, a Internet possibilitou o desenvolvimento do comércio eletrônico (e-commerce), que passou a exigir um esforço das empresas de correios para dar conta da entrega de um grande volume de encomendas. Nesse caso, a tecnologia prejudicou um serviço, mas criou outro, talvez até mais lucrativo e interessante do que o primeiro.

A tecnologia de transmissão de informações multimídia, conhecida como streaming, revolucionou as indústrias cinematográfica e fonográfica. Sua utilização causou grandes prejuízos para o setor de locação e venda de filmes e músicas, mas ajudou a popularizar uma série de outros serviços na Internet relacionados ao entretenimento, que vai muito além de filmes, músicas e notícias. Mais recentemente, após o surgimento dos motoristas de aplicativos, os serviços tradicionais de taxi reduziram consideravelmente em todo o mundo. A expansão desse serviço está interferindo, também, na indústria automobilística, já que muitas pessoas estão preferindo não ter mais um carro na garagem. Apesar disso, novos serviços relacionados aos aplicativos estão surgindo.

Na indústria automobilística, os veículos elétricos já são uma realidade em muitos países. O motor elétrico é uma opção mais barata, não polui, é muito mais simples do que um motor a combustão e possui baixo custo de manutenção. O fim do motor a combustão é uma certeza. As novas tecnologias relacionadas aos veículos elétricos vão exigir uma mão de obra e oficinas de reparos totalmente diferentes do que existe atualmente.

Grandes mudanças estão acontecendo na indústria alimentícia, principalmente no desenvolvimento de novas formas de produção de proteína. O objetivo é buscar fontes mais sustentáveis e acessíveis. A produção de carne em laboratório é uma das alternativas que tem recebido muitos investimentos. Estudos também estão sendo realizados para popularizar o uso de proteína proveniente de insetos, já que estes produzem muito mais proteínas do que as fontes tradicionais, como carne de frango, porco e boi. Para tratar as novas tecnologias como oportunidade, e não como um problema, é importante analisar e entender as grandes transformações tecnológicas que estão acontecendo nos principais centros de pesquisas mundiais.

 

Vitor Pires Vencovsky, engenheiro, presidente da Academia Piracicabana de Letras; [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima