Terceira idade: 5.300 atendimentos no Sesc Piracicaba em 2019

Atividades são: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania – Crédito: Isabela Borghese

O TSI (Trabalho Social com Idosos) do Sesc São Paulo atendeu no ano de 2019, mais de 5.300 pessoas na unidade em Piracicaba, com idade acima de 60 anos, em 170 ações desenvolvidas, entre elas espetáculos, apresentações, oficinas, shows, debates e vivências direcionadas para o público da Terceira Idade. “Cada atividade tem como proposta destacar a autonomia do idoso, suas particularidades e a importância de se expressar e se manter ativo na sociedade”, destaca Adriano Antônio da Costa, animador cultural do Sesc Piracicaba.

 

O programa é direcionado para atender o público acima de 60 anos por meio de atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

 

Há 20 anos como frequentadora da unidade, Teresinha Diniz Torres, 83, relata que faz diversas atividades e amizades na unidade. “O Sesc é como se fosse minha segunda família. Eu tenho muitas amizades e gosto de todo mundo. Eu estou sempre presente aqui e quando não posso vir, eu sinto falta”, relata. Segundo ela, foi através de oficinas que ela perdeu o medo de falar em público. “Tudo o que o Sesc nos apresenta é para o nosso crescimento. Eu aprendi muito aqui”, diz.

 

Para o mês de fevereiro, a oficina Expressão e Gestos Corporais é o destaque da programação. A atividade pretende abordar cantigas de roda, gestos corporais característicos das manifestações mais tradicionais como maculelê, samba de roda e maracatu, com o educador e pesquisador de cultura popular Maicon Araki. A vivência será realizada até dia 19 deste mês, sempre às terças e quartas-feiras, às 14h, na Sala de Expressão Corporal, com participação gratuita.

 

Em março, o Sarau Sertanejo será retomado com encontros, exibição de filmes, shows, lançamentos de livros e danças caipiras. A partir de abril o projeto Trajetórias, que faz homenagem às personalidades piracicabanas que contribuíram para a cultura da cidade, discute um novo olhar sobre as raízes e troca de experiências entre as gerações.

 

Além dessa programação, o Sesc Piracicaba oferece diversas atividades como o Plug@dos, atividade de letramento digital, onde usuários iniciantes terão os primeiros contatos com ferramentas digitais e acesso a internet. O curso é destinado para pessoas a partir de 50 anos. Completam as opções as aulas de artesanato, cinema e atividades esportivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima