Piracicaba abre inscrições para o VI Salão de Aquarelas

Pinacoteca fica na rua Moraes Barros, 233, no Centro – Crédito: Divulgação

 

O SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) está com inscrições abertas. Até o dia 28 de fevereiro, os interessados devem inscrever seus trabalhos para a mostra que acontecerá no mês de maio, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no Facebook da Pinacoteca e http://semac.piracicaba.sp.gov.br/pinacoteca. O SAP é um salão de artes que promove a participação de aquarelistas de todo o Brasil.

 

Os artistas que participam e são selecionados, recebem como premiação, a outorga de medalhas, como a de Miguel Dutra – patrono da galeria e reconhecido aquarelista. Os trabalhos para a 6ª edição já tiveram início com a noemação da Comissão Organizadora, formada por Maria Gobet, Vera Gutierrez, Tarciso de Barros Lorena e Eduardo Borges de Araújo. “A valorização da cultura e da arte é forte na cidade de Piracicaba. O SAP nos dá a oportunidade de conhecer novos artistas e suas obras, todos os anos. Além disso, a cada edição há um aumento no número de inscrições”, enfatiza a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

 

A edição de 2019 contou com 518 obras inscritas, por 133 artistas de vários estados brasileiros: Bahia, Minas Gerias, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Santa Catarina e São Paulo. “O SAP tem o objetivo de valorizar e possibilitar a participação de artistas de todo o território nacional, atendendo os anseios da classe artística, em particular dos aquarelistas, que veem na exposição, uma grande oportunidade”, explica Eduardo Borges Araújo, diretor da Pinacoteca.

 

ORIGEM

A aquarela é uma técnica que surgiu na China há mais de 2.000 anos, e se supõe que esteja relacionada à invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho. No ocidente é divulgada desde a Idade Média por Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto, que teria produzido desenhos aquarelados feitos sobre papel tipo pergaminho até 1366. Utilizada por artistas flamengos, foi amplamente empregada em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürer que a aquarela pôde resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras nesta técnica. Entre os artistas que se destacam na técnica estão John White, Alexander Cozens, William Blake, John Cotman, Peter De Wint, John Constable e William Turner.

 

SERVIÇO

VI Salão de Aquarelas – Piracicaba. Inscrições até 28 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra fica na rua Moraes Barros, 233, no Centro. Informações: (19) 3433-4930 e 3402-9601. E-mail: [email protected]/.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima