Chico do Sintipel recebe homenagem da Câmara de Vereadores

Chico recebeu a homenagem do vereador Kawai, ao lado de diretores do Sintipel – Crédito: Divulgação

 

Por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Câmara de Vereadores de Piracicaba prestou homenagem a Francisco Pinto Filho, o Chico, pelos 33 anos que presidiu o Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba) e pelo trabalho desenvolvido em prol dos trabalhadores. A entrega do requerimento com voto de congratulações ao líder sindical foi entregue pelo próprio vereador Kawai, durante reunião da diretoria executiva da entidade, atualmente presidida por Emerson Cavalheiro, ontem (5), na sede do Sintipel.

 

Na solenidade de entrega, Kawai destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Sintipel, sob a liderança de Chico, ao longo destes 33 anos, que é uma referência na cidade. No documento, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, em 6 de dezembro do ano passado, é destacado que  Francisco Pinto Filho, iniciou sua atividade no ramo da indústria do papel em 1980, ao ingressar na Indústria de Papel Simão, atualmente Oji Papéis, na função de eletricista de manutenção. “Em meados do ano de 1.986, Chico iniciou sua jornada no sindicalismo, passando a atuar na direção do sindicato dos papeleiros, que no decorrer dos anos sua atuação foi marcada por muitas conquistas à classe trabalhadora”, diz o requerimento.

 

O vereador Kawaí fez questão de destacar que neste trabalho de 33 anos desenvolvido à frente do Sintipel, Chico liderou a conquista de inúmeras benfeitorias aos trabalhadores, especialmente ao do setor de papel, papelão e artefatos de papel, tanto na questão da sua representatividade, assim como garantindo completa infraestrutura, com uma sede própria para o atendimento de seus associados, incluindo salas de aula para cursos de qualificação e requalificação profissional, assim como parcerias que garantem atendimento  odontológico, e a construção de clube recreativo, com campos de futebol, salão de festa, quiosques, entre muitas outras conquistas, destinados à recreação da categoria. “É público e notório que o Chico dedica sua vida há 33 anos em prol de seus companheiros da profissão e associados do sindicato, sempre lutando pela defesa dos direitos da classe e por melhorias nas condições de trabalho”, ressaltou.

 

Chico, que agradeceu imensamente a homenagem, continua atuando na diretoria do Sintipel, que representa cerca de dois mil trabalhadores, entre ativos e aposentados que atuaram ou que atuam nas empresas dos setores de papel, papelão e artefatos. Ele foi eleito vice-presidente da atual diretoria do Sintipel, empossada no dia 22 de novembro do ano passado, e atualmente tem colaborado, com sua experiência, nas demandas do dia a dia da categoria. “Até que eu tenha condições físicas pretendo continuar ajudando os nossos trabalhadores, essa é minha vida”, declarou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima