Estância promove oficina para programa Município Verde Azul

Crédito: Priscila Alves / Prefeitura de São Pedro

 

O coordenador do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Walter Figueiredo Silva, ministrou, no último dia 29, a continuação da Oficina de Capacitação do programa, que busca auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

“É um prazer ter todos vocês em nossa Estância. Ainda estamos engatinhando, mas com a ajuda deste grupo, iremos evoluir cada vez mais na sustentabilidade para o meio ambiente. Já demos um grande passo, principalmente com a nova Estação de Tratamento de Esgoto. São diversas ações, e estas capacitações estão colaborando para o futuro de cada município e de nosso Estado, que sem dúvida, é a referência do país”, destacou Helinho Zanatta, prefeito de São Pedro e que deu as boas-vindas ao grupo de mais de 100 pessoas.

A representante de São Pedro, Waleska Del Pietro, coordenadora de Meio Ambiente no município, disse que a cidade vem participando intensamente de todas as capacitações que ocorrem em todo Estado. “Buscamos melhorias na gestão sustentável para o município. E neste encontro, pudemos contar com os secretários e coordenadores de todas as pastas da Prefeitura, presentes para melhor entender e ajudar com os projetos. São Pedro avançou bastante com as ações ambientais no último ano. Como estas ações não são pontuais, precisamos também da população, lembrando que cada um pode colaborar com pequenas coisas, como separar o lixo comum do que pode ser reciclado”, afirmou Waleska.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos como município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

O encontro em São Pedro aconteceu na sede da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) e recebeu representantes de cidades como Cabreúva, Piracicaba, Indaiatuba, Hortolândia, Brotas, Campinas, Nova Odessa, Tietê, Capivari, Torrinha, Vinhedo, Salto, Saltinho, Araçoiaba da Serra, Arthur Nogueira, Ipeúna, Rio das Pedras, Bragança Paulista, Lutécia, Itapevi, Louveira, Barra Bonita, Caieiras, Santa Lúcia, Piracaia, Cubatão, Echaporã, Limeira e Dois Córregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima