Semana do Brincar: seminário aborda a visão holística da educação integral

Seminário aconteceu na manhã de ontem (30) – Crédito: Davi Negri

 

O vereador Pedro Kawai (PSDB), na manhã de ontem (30), participou da abertura oficial de evento da SME (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com o Sesc Piracicaba, realizado nas dependências do clube recreativo, que acolheu o III Seminário de práticas de eventos esportivos e brincantes. O Seminário é a primeira ação formativa relacionada à II Semana Municipal do Brincar – IV Jogos Internos, que terá como tema “Somos natureza: o brincar, o corpo e a potência dos espaços escolares”.

 

A palestra de abertura do evento ficou a cargo da coordenadora do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, Laís Fleury, a qual contextualizou o tema da Semana. Na sequência, foram realizadas oficinas brincantes e reflexivas por meio de múltiplas linguagens. No período da tarde, foi programada uma mesa redonda, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, com o tema “Partilhas e Inspirações”, tendo como debatedora a Secretária Executiva da Aliança pela Infância, Letícia Zero.

 

Participam desta mesa, a professora de educação física, Caroline Manesco e a professora pedagoga de educação infantil, Cláudia Danielle Salvador Montebello. Além da professora de educação física, Aline Manetta, da Rede Municipal de Educação, da cidade de São Paulo. O evento tem apoio do Sesc e da Aliança pela Infância e parceria com a iniciativa privada, além do respaldo da Câmara de Vereadores.

 

A ser realizada pelo segundo ano consecutivo, a Semana do Brincar faz parte do Calendário Oficial de Eventos Cívicos do Município de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai, que resultou na lei municipal 8.903/2018. Com intuito de mobilizar famílias, estreitar os laços entre pais e filhos, estimular o bom relacionamento entre adultos e crianças e melhorar a qualidade de vida, a Semana Municipal do Brincar é comemorada na última semana do mês de maio.

 

O objetivo da Semana é desenvolver ações gratuitas, promovendo atividades sobre o tema para crianças de até 12 anos de idade ou adultos que as acompanhem. “O foco é lembrá-los sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo de as crianças brincarem. Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, investem em jogos eletrônicos ou vídeos ao invés de passar mais tempo ao lado deles”, justificou o parlamentar.

 

A organização e desenvolvimento dos eventos ficam sob responsabilidade de comitê formado por um representante da Secretaria Municipal de Educação, outro da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, e mais um da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, além de entidades afins convidadas pelo grupo. Na abertura do Seminário, o vereador Pedro Kawai destacou a importância do evento e, enfatizou o papel de Barjas Negri, como o prefeito que mais investiu na educação de Piracicaba. E, reportou-se ao ginásio de Sesc, lotado, com a presença de educadores que fazem o diferencial na cidade, em referência na educação, ao se despontar no Brasil todo.

 

Kawai também ressaltou o papel dos 23 vereadores, ao lado da população e, também referendou a secretária municipal de Educação, Ângela Correa, em tratativas que resultaram na criação da lei municipal da Semana do Brincar, o que fomenta a participação das crianças, em atividades que colaboram para cada vez mais unir as famílias, com vistas a uma sociedade mais justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima