Medidas protetivas à Patrulha Maria da Penha aumentam 46% em um ano

Equipes da Patrulha Maria da Penha, serviço criado em Piracicaba em maio de 2017 – Crédito: Felipe Ferreira/CCS

A atuação da Patrulha Maria da Penha, implantada em Piracicaba em maio de 2017, tem encorajado cada vez mais mulheres vítimas de violência a denunciar seus agressores. Os números mostram um aumento significativo na busca dessas mulheres por ajuda e justiça. Em 2018, a Guarda Civil, responsável pelo serviço, recebeu 361 medidas protetivas, que, em 2019, saltaram para 527, um aumento de 46%. O número de prisões em flagrante saltou de 13, em 2018, para 30, em 2019, ou 130% mais prisões. Para atender a essa demanda, as equipes da Patrulha fizeram 14.732 rondas monitoradas em 2019, contra 9.189 em 2018, um aumento de 60%.

 

Com os números de 2017, até o fim de 2019, a Patrulha Maria da Penha de Piracicaba recebeu, no total, 1.163 medidas protetivas, realizou 29.841 rondas monitoradas e prendeu em flagrante 46 agressores que descumpriram as medidas, que têm, entre seus objetivos, manter o agressor distante.

 

“As mulheres estão se fortalecendo. Não aceitam mais ser vítimas e vão em busca de ajuda. Muitas mulheres vêm sofrendo há meses com os vários tipos de violência dentro do seu lar e nos relacionamentos, mas, graças às campanhas de conscientização, elas acabam perdendo o medo, se sentem protegidas para, enfim, saírem desse ciclo de violência ao serem capazes de identificar e de não aceitar um relacionamento abusivo”, ressalta a comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Lucineide Maciel.

 

HISTÓRICO

A Patrulha Maria da Penha de Piracicaba foi criada pelo Decreto Municipal nº 17.791/2019. Atua na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento de mulheres que conquistaram judicialmente medidas protetivas de urgência 24 horas, mantendo o agressor afastado da vítima. Além disso, realiza atendimento humanizado e inclusivo à mulher vítima de violência.

 

Desde a criação da Patrulha, a Prefeitura de Piracicaba informa as mulheres sobre a existência do serviço de diversas formas, entre elas reportagens, folders e campanhas. As campanhas “A Força de uma é a Força de Todas” e “Mulher, Você tem todo Direito de ser Feliz”, impactaram a população. A primeira, composta por peças com frases que levam à reflexão sobre sinais que apontam que uma mulher pode ser vítima de violência mesmo que não perceba, foi amplamente divulgada nas redes sociais. A segunda ganhou as ruas e os terminais de ônibus urbano, com veiculação nas TVs dos terminais, backbus (peças adesivadas em ônibus) e com cartazes espalhados nos pontos de ônibus. A campanha no transporte coletivo foi idealizada pela presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Sandra Negri, em parceria com a GC e Via Ágil, com verba do Fussp.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima